Você está aqui: Notícias > Umuarama: Dia do Assistente Social é comemorado com euforia
Umuarama: Dia do Assistente Social é comemorado com euforia
Publicado em: 18/05/2011 às 10:53
Curso preparou série de atividades para festejar com estudantes e professores
Em 15 de maio de 1891 acontecia, para o mundo, um fato importante; foi quando o Papa Leão 13 publicou a Encíclica ‘Rerum Novarum’, apresentando ao mundo católico os fundamentos e diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Este foi o primeiro ‘documento social’ que surgia e, por isso, a data foi escolhida para homenagear o profissional da assistência social.
Na Universidade Paranaense – Unipar, o 15 de Maio, Dia do Assistente Social, foi comemorado com euforia. O curso de Serviço Social, Campus Umuarama, realizou uma série de atividades com estudantes, professores e profissionais (em 13/5). No decorrer da tarde, o curso realizou o 1º Encontro de Supervisoras de Estágio. “Nosso objetivo foi capacitar as profissionais que recebem os estudantes do curso para realização do estágio obrigatório”, explica a coordenadora de estágio, professora Gislaine Ramires.
Ela ainda explica que o estágio em Serviço Social é composto por três sujeitos principais: estudante/estagiário; o assistente social que recebe o estagiário em seu local de trabalho/supervisor de campo; e professor/supervisor pedagógico. “Desta maneira, entendemos que este encontro foi essencial para proporcionarmos contato direto entre os três, propiciando ao estagiário oportunidades para ele repensar princípios como qualidade, responsabilidade e comprometimento com a categoria profissional”, ressalta.
Minicurso ‘Formulação de Projeto de Trabalho Profissional’, ministrado pela professora Edyane da Silva Lima, debate e coquetel de confraternização deram tom ao evento. Já à noite, foi a vez da ‘4ª Gincana Sociocultural’ do curso. “Este evento já é tradição entre os estudantes e visa propiciar momentos de integração, confraternização e entretenimento”, destaca a coordenadora do curso, professora Elmides Maria Araldi. Para participar, os estudantes se dividiram em quatro equipes: ‘Liga da Justiça Social’, ‘Sentinelas’, ‘Unidos pela Igualdade’ e ‘Aow Potência’ e foram desafiados a cumprir quatro provas.
A primeira prova, ‘O acadêmico de Serviço Social e o mundo’ consistia em dez questões de conhecimentos gerais, que deviam ser respondidas pelas equipes; a segunda, ‘Vocês são o Show’, desafiou os participantes a realizar dublagem musical; a terceira, ‘Que assistente social serei?’, consistia em dez questões de conhecimentos específicos e a última, apresentada como ‘Surpresa’, levou cada equipe a elaborar uma prova surpresa para apresentar ao júri e ao público.
A equipe ‘Sentinelas’ sagrou-se campeã. “Momentos de diversão como este, também são grande fonte de aprendizado para nossos estudantes. Nosso objetivo é formar profissionais conscientes de seu papel na sociedade e do compromisso assumido”, ratifica a coordenadora.