Você está aqui: Notícias > Cianorte: Educação Física avalia crianças em atividade prática
Cianorte: Educação Física avalia crianças em atividade prática
Publicado em: 16/05/2011 às 14:37
Atividade faz parte da disciplina de Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Com muita vontade de aprender, aliando teoria à prática e princípios de responsabilidade social, os calouros do curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cianorte, já mostram que chegaram para fazer a diferença. Entre vários exemplos está a atividade de avaliação de crianças na disciplina de Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, beneficiando a comunidade.
A disciplina é ministrada pelo professor Hélcio Gonçalves e conta com parte da carga-horária destinada a PCC (Práticas Como Componente Curricular). “A PCC é o conjunto de atividades formativas que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência”, explica Hélcio Gonçalves. “Por meio destas atividades, são colocados em uso, no âmbito do ensino, os conhecimentos, as competências e as habilidades adquiridos nas diversas atividades formativas que compõem o currículo do curso”. emenda.
Ele ainda explica que as atividades caracterizadas como prática como componente curricular podem ser desenvolvidas como núcleo ou como parte de disciplinas ou de outras atividades formativas. “Isto inclui as disciplinas de caráter prático relacionadas à formação pedagógica, mas não aquelas relacionadas aos fundamentos técnico-científicos correspondentes a uma determinada área do conhecimento”.
Cerca de 45 estudantes participaram da atividade. Eles avaliaram 25 crianças, com testes de estatura predita, estatura, peso, índice de massa corporal, porcentagem de gordura, peso ideal, flexibilidade e força. “As crianças foram levadas pelos próprios estudantes. São sobrinhos, filhos, vizinhos, enfim, crianças da comunidade”, destaca o professor.
Segundo ele, a atividade foi realizada para colocar os graduandos em contato direto com os conteúdos da disciplina e para aproximá-los da realidade do exercício da profissão. “De certa forma, esperamos que os estudantes no futuro possam ter este tipo de iniciativa de acompanhamento de crianças e adolescentes”, ressalta Hélcio Gonçalves.
A próxima etapa, segundo o professor, é analisar e interpretar os dados obtidos nas avaliações. Todo o processo será feito pelos estudantes que repassarão as informações aos responsáveis pelas crianças. “Com isso, a assimilação da disciplina se torna mais eficiente”, ratifica. O professor ainda adianta que uma nova avaliação deverá ser feita, no final do ano, para poderem comparar as mudanças que ocorreram neste período.