Você está aqui: Notícias > ‘Unipar na Praça’ socializa conhecimentos na Arthur Thomas
‘Unipar na Praça’ socializa conhecimentos na Arthur Thomas
Publicado em: 11/05/2011 às 16:20
Mais de novecentas pessoas foram beneficiadas com serviços, orientações e atividades recreativas
Aproximar o estudante da comunidade por meio de projetos de cunho social que promovem melhoria da qualidade de vida é um dos pilares que regem a Universidade Paranaense – Unipar. Prova disso é o ‘Unipar na Praça’, ação extensionista desenvolvida há três anos pela DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação), via DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária).
As atividades da ação, desde a organização à execução, são supervisionadas pela chefe da DCSU, professora Terezinha Aguiar. Todas envolvem equipes de diversos cursos em um dia repleto de troca de conhecimentos e atendimento à população.
No sábado, 7, foi realizado mais uma edição do projeto na Praça Arthur Thomas e, novamente, o resultado foi excelente. A atividade mobilizou mais de 100 voluntários, entre estudantes e professores, e beneficiou em torno de 900 pessoas com saúde preventiva, orientações e atividades informativas e recreativas.
A turma de Enfermagem aferiu a pressão arterial e orientou sobre o câncer de mama; Estética e Cosmética agradou com massagem relaxante e modelagem de sobrancelha; Odontologia orientou sobre a escovação correta dos dentes; Farmácia realizou testes de glicemia e orientou sobre o uso correto de medicamentos; Sistemas de Informação recebeu os visitantes com informações de acesso à internet; e Engenharia Agronômica distribuiu mudas de plantas.
O curso de Medicina Veterinária também participou, recebendo os visitantes com exposição de animais empalhados; Engenharia Civil demonstrou procedimentos de levantamento topográfico e de elaboração de projetos de construção; Ciências Biológicas montou exposição de ossos e insetos e alertou sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue.
A ação contou, também, com a força das equipes dos cursos de Biomedicina, que repassou informações sobre os tipos de sangue; de Química e Química Industrial, que orientou a respeito de produtos quimicos; e Ciências Contábeis, que orientou sobre orçamento financeiro familiar e apresentou o impostômetro, esclarecendo o quanto pagamos de impostos. Quem estava com dúvidas na escolha da profissão pôde consultar a equipe do projeto de orientação vocacional do curso de Psicologia.
O espaço de Arquitetura e Urbanismo foi bem disputado; a equipe levou maquetes e informações sobre o projeto Casa Fácil; Já Direito repassou orientações jurídicas; e Administração orientou sobre elaboração de currículo profissional. Criatividade para as interações não faltaram também para os cursos de Comunicação Social, que levou a arte da fotografia e a rádio universitária para mais perto da comunidade; e Pedagogia, que divertiu as crianças com pinturas de face e no espaço Brinquedoteca, enquanto os pais eram atendidos.
Além de fazer avaliações de força e flexibilidade, a equipe de Educação Física também alegrou as crianças com os brinquedos infláveis do projeto de extensão ‘Espaço de Lazer’ e com personagens de ‘super-heróis’.
“Mais uma vez o evento teve grande êxito, comprovando que quando trabalhamos unidos por uma causa, os resultados são sempre positivos”, afirmou a professora Terezinha Aguiar. Ela diz que não mede esforços para fazer, de cada evento que organiza, um grande acontecimento: “Assim, numa ação multidisciplinar, colaboramos para que a Unipar cumpra seu papel social, levando à comunidade a oportunidade de participar e desfrutar dos vários serviços oferecidos pelas nossas equipes. Acima de tudo isso significa trabalhar pela socialização do conhecimento”.