UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Estímulo à consciência social é meta de projetos

Publicado em: 10/05/2011 às 16:18

Curso de Estética e Cosmética retoma ‘Yôga para o Bem-Estar’ e ‘Proteção solar: orientações à comunidade’

Projeto ‘Yôga para o bem-estar’ beneficiou, no ano passado, estudantes do Colégio Estadual de Paranavaí
Projeto ‘Yôga para o bem-estar’ beneficiou, no ano passado, estudantes do Colégio Estadual de Paranavaí

Desenvolver atividades que estimulem a consciência social e responsável e que beneficiem a comunidade onde está inserida, com propostas que colaboram para a melhoria da qualidade de vida são objetivos que impulsionaram o curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, a investir nos projetos de extensão universitária ‘Yôga para o bem-estar’ e ‘Proteção solar: orientações à comunidade’.

Estudantes participam ativamente de dos projetos, que ainda contam com a parceria do curso de Farmácia. “O yôga é um conjunto de técnicas de origem indiana que proporciona ao ser humano inúmeros benefícios, como o fortalecimento e desenvolvimento da flexibilidade e o controle e a serenidade da mente. Nosso objetivo é proporcionar conhecimento da prática a diferentes setores da comunidade, principalmente aos alunos de colégios de ensino básico e médio da cidade de Paranavaí”, informa a coordenadora do curso, professora Fátima Aparecida Vieira Machado.

A professora explica que o projeto ‘Yôga...’ será desenvolvido em reuniões com os estudantes para a compreensão da filosofia e treinamento da postura, além de prática de respiração, relaxamentos e meditação. Em seguida, os graduandos preparam aulas de iniciação ao yôga, em forma de workshops e ministram aos integrantes dos grupos contemplados. O projeto, no ano passado, beneficiou estudantes da 5ª série do Colégio Estadual de Paranavaí.

O projeto ‘Proteção Solar...’ tem por objetivo levar informações à população sobre os efeitos nocivos do sol e sobre o uso de fotoprotetores. A coordenadora alerta que a exposição ao sol deve ser controlada para se conseguir manter equilibrados seus efeitos benéficos (aquecimento, produção de vitamina D, ação antidepressiva): “A exposição não controlada ao sol agride a pele muito mais do que é possível visualizar. Além de sinais imediatos, como eritema, ardência e queimadura, o efeito cumulativo da radiação solar, aos poucos, desencadeia alterações celulares, que se transformarão, mais tarde, em manchas, envelhecimento precoce e até mesmo o câncer de pele”. Daí a importância do projeto, atenta.

Para atuar no projeto, os estudantes receberão treinamento e aprofundamento do conteúdo da palestra. Depois, em datas agendadas, vão palestrar em colégios de ensino básico e médio, empresas, praças, feiras de saúde, entre outros locais. Um folder com orientações sobre o assunto está sendo feito para ser distribuído nas ações.

Segundo a professora, as expectativas em relação aos projetos são grandes: “Ganha a comunidade, ganha o estudante, que tem chance de colocar em prática conhecimentos teóricos estudados e também aprimorando o relacionamento com pessoas”.

Redes sociais>