Cascavel: Cipa promove palestra de primeiros socorros para funcionários
Publicado em: 05/05/2011 às 16:00
O enfermeiro e bombeiro socorrista Paulo César Saraiva foi o convidado para falar
A equipe da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) reuniu colaboradores de todos os departamentos para assistir à palestra com o comando do Corpo de Bombeiros de Cascavel. O enfermeiro e bombeiro socorrista Paulo César Saraiva da Silva explicou o que a população pode fazer em casos de primeiros socorros e emergência (em 30/4).
Abrindo a palestra, Saraiva apresentou o projeto Bombeiro Mirim, desenvolvido em municípios do Estado, enaltecendo a importância de instituições parceiras para a construção de cidadãos.
O bombeiro definiu primeiros socorros como sendo cuidados imediatos a vítimas de acidentes e mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida. Segundo ele, o serviço deve ser prestado até chegar o atendimento pré-hospitalar.
Suas instruções indicaram a necessidade de certificar se o local de um acidente está seguro (sinalizar) e afastar curiosos; verificar se a vítima não tem nada nas vias aéreas (boca) que possa provocar engasgamento; checar movimentos respiratórios; conversar com a vítima e avaliar o nível de consciência.
Na palestra, diferenciou ainda o atendimento de emergência a idosos, gestantes e crianças. Outros pontos de interesse dos participantes foram sobre como proceder em casos de desmaio e convulsão.
O presidente da Cipa, Marcos Cavalcanti, diz que o objetivo da equipe, com palestras que serão oferecidas ao longo do ano, é promover o conhecimento do corpo humano, do ambiente de trabalho e do uso correto dos recursos e equipamentos de segurança oferecidos pela empresa. “Esse aprendizado podemos usar para evitar traumas e acidentes e, se acontecer, saber qual deve ser o procedimento para não agravar a situação e, se possível, sanar o problema”, diz.
No evento foi lembrado que está quase tudo pronto para a próxima edição da Sipat, que será realizada de 30/5 a 4/6, com o tema ‘Festa Junina’, já que esta comemoração está programada para 1/6. Na festividade, a Cipa será responsável pela barraca da pipoca.
A diretora do Campus, professora Débora Venturin, expressou a alegria em poder levar o conhecimento ressaltando que nos cursos da saúde são promovidas aulas sobre o assunto e a importância de ouvir a experiência de um bombeiro: “Só tirando nossas dúvidas podemos crescer.”