Você está aqui: Notícias > Toledo: Aula Magna discute morte encefálica e doação de órgãos
Toledo: Aula Magna discute morte encefálica e doação de órgãos
Publicado em: 02/05/2011 às 14:43
O tema reuniu estudantes e professores de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição
Sensibilizar sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas. Este foi o principal propósito da Aula Magna que reuniu estudantes e professores dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Toledo. Profissionais da saúde e comunidade também participaram (em 18/04).
Uma apresentação da Equipe de Ginástica Rítmica Toledo/Sadia/Sesi abriu o evento. Em seguida, o médico Marcius Benigno Marques, do HPC (Hospital Policlínica de Cascavel), foi o convidado para falar sobre morte encefálica e os protocolos clínicos que devem ser seguidos para sua detecção.
A aula continuou com o enfermeiro Francis Glauco Dalan, coordenador da Cihdott (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) do HPC, discorrendo sobre as funções da Comissão no ambiente hospitalar.
O profissional, que também é docente do curso de Enfermagem do Campus Toledo, ressaltou a importância do ato de doar órgãos para salvar outras vidas. Também explicou como é feito os procedimentos e captação de órgãos e tecidos, abordando o trabalho que o Cihdott vem realizando junto aos familiares de pacientes que tem morte encefálica detectada.
“Este é um tema relevante que está em ampla discussão e necessita da sensibilização de todos nós”, ressaltaram os coordenadores.