Você está aqui: Notícias > Umuarama: Comunicação Social realiza 8ª Mostra de Radionovelas
Umuarama: Comunicação Social realiza 8ª Mostra de Radionovelas
Publicado em: 28/04/2011 às 16:40
Construído em formato de rádio e apresentado ao vivo, estudantes encantaram a plateia em evento que teve como tema ‘Doce Viola’
A turma do 2º ano do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, deu um verdadeiro show de época na 8ª Mostra de Radionovelas, Spots e Jingles (em 15/04). As apresentações fizeram a plateia reviver o tempo em que a população se encantava com as novelas transmitidas pelo rádio.
O evento, coordenado pela professora doutora Sônia Moro, faz parte da disciplina de Comunicação Comparada. Os estudantes são desafiados a criarem histórias a partir de uma música tema. Este ano, o tema retratado foi ‘Doce Viola’, “um resgate do cenário da música de raiz e do homem do campo”, explica a professora.
O evento se constrói no formato de um programa de rádio, apresentado ao vivo, pelo radialista Deoclécio Cardoso de Sá, o Zé da Roça da Rádio Cultura, que faz o programa matinal ‘Acorda com o Zé’.
Os estudantes do 3º ano também deram show com os spots, jingles e dicas criados para a ‘Hora do Intervalo’. “Essa atividade é fundamentada na disciplina de Redação Publicitária. Foi um trabalho em grupo, cujo objetivo era criar um spot, um jingle e uma dica que destacassem anúncios de produtos ou serviços retrô, considerando o contexto da produção (anos 1950 e 1960)”, explica Sônia Moro.
Ela conta que coube a cada grupo convidar um cantor, uma dupla ou um trio, com o perfil do tema do evento, ou seja, cantores de música de raiz, para realizarem apresentações ao vivo, como nos tempos áureos do rádio. Arlindo e Alcides, Rafael Máximo, Sebastião Madeira e Grupo Som da Viola, composto por Advilton Coelho de Alencar, José Bruno Martins Leão e José Herlikue de Araújo, foram os cantores convidados que também animaram os intervalos.
Ela explica ainda que os estudantes do 3º ano gravam, previamente, suas peças no estúdio da Rádio Universitária Paranaense: “Esta é uma atividade que exercita tanto a criação quanto a técnica utilizada na linguagem desse meio de comunicação. Também exige pesquisa e muita criatividade em redação publicitária para aplicação na linguagem radiofônica. Focalizada neste objetivo, o aluno tem a oportunidade de vivenciar teoria e prática que, à medida que se sustentam e complementam-se, resultam em produções de alto nível comunicativo”.
Ligado à Extensão Universitária da Unipar, o projeto marca dois momentos vivenciados pelos ‘artistas’: “O primeiro é voltado para os fundamentos teóricos e a produção das peças: radionovelas, pelos estudantes do 2º ano, e spots, jingles e dicas, pelos do 3º ano; e o segundo é referente à apresentação ao vivo das peças radiofônicas, momento em que as equipes exercitam as técnicas de expressão, tanto de voz, quanto corporal”.
Além de criar a história e caprichar no figurino, os alunos ainda são responsáveis pela sonoplastia artesanal. ‘Duro de Matar’ foi a rádionovela apresentada pelos estudantes João Gabriel, Walter Quevedo, Keila Roberta, Juliano Plaza, Flávia Chirstine, Natália de Sá e Jéssica Kopanski. Eles criaram a história a partir da música Cabelo Loiro, de Tião Carreiro e Pardinho. Jéssica Carvalho, Kamila Alves, Genivaldo Braz, George Germano, Roberto Porto, Thiago Balan e Rafael Franco apresentaram ‘O Coice de Presente’, guiada pela música Melô da Mula Preta, de Inezita Barroso.
Robson Viana, Bruna Feitosa, Tiago Andrade, Denise Virgens, Sonildo Beltrame e Diego Silva apresentaram ‘Surpresas do Amor’, com a música tema Estou querendo Arrumar uma Paixão, de Thiago Viola e Kleber. ‘Os Casórios de Jurema’, inspirada pela música Os Três Boiadeiros, de Lourenço e Lourival, foi a radionovela apresentada pelos estudantes Fabrício Simões, Wanderson Carlos, Maria Jéssica, Maria Beatriz, Patrick Azevedo, Heloisa Soares e Caroline Francisquine.
Os professores também entraram no clima e apresentaram ‘Os Causos do Vovô’, inspirada na música Sitio do Vovô, de Lourenço e Lourival. O coordenador do curso, professor Rodrigo Oliva, Sônia Moro, Leonardo Delgado, Michel Furlan e Thiago Martins abriram a noite garantindo risos da plateia, auxiliados por estudantes do PIC (Programa de Iniciação Científica) e Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).
Após as apresentações, os professores fazem uma avaliação técnica desta produção e apontam a melhor das peças produzidas, considerando os seguintes aspectos: narrador, enredo, texto narrativo, apresentação da música, tema, radioatriz, radioator, atuação destaque, mesa de sonoplastia, sonoplastia artesanal, momento surpreendente e figurino.
Estudantes e convidados, da plateia, também opinaram; escolheram como a melhor radionovela a ‘Duro de Matar’. “Vale enfatizar que, além do sucesso de produção, considerando seus aspectos criativos e teórico-práticos, o resultado da Mostra traz muito entretenimento, o que vem confirmado pela manifestação de todos os presentes que lotaram o teatro do Campus 3”, ressalta a professora.