Você está aqui: Notícias > Umuarama: Bolsa da Capes contempla mais duas estudantes do mestrado
Umuarama: Bolsa da Capes contempla mais duas estudantes do mestrado
Publicado em: 28/04/2011 às 11:42
Naiza Vilas Boas e Caroline Calixto Kazama estão no segundo ano de Biotecnologia Aplicada à Agricultura
As estudantes do Mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Universidade Paranaense, Campus Umuarama, Naiza Vilas Boas e Caroline Calixto Kazama, têm um novo motivo pra comemorar: elas são as novas contempladas da bolsa Prosup (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes/MEC.
Apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos por Instituições Particulares de Ensino Superior, contribuindo para a manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, imprescindíveis ao desenvolvimento do País, são os objetivos da bolsa.
Elas receberão, durante 12 meses, bolsa no valor de R$ 1.200,00. “A Reitoria da Universidade também as isenta do pagamento do curso, como presente e condição da Capes para recebimento do incentivo”, explica o coordenador do curso em Biotecnologia, professor pós-doutor Nelson Barros Colauto.
Naiza e Caroline já estão no segundo ano do mestrado e, animadas, relembram suas experiências e traçam planos para o futuro. Ambas receberam no primeiro ano a bolsa PIT (Programa de Iniciação Tecnológica), mantida pela Universidade, no valor de R$ 250,00 e, agora, veem na bolsa uma chance de aprofundar ainda mais seus estudos, visto que, uma das condições para que o estudante receba o auxílio, é não possuir vínculo empregatício e destinar 40 horas semanais em atividades na Instituição.
“Nós passamos até mais de 40 horas porque gostamos muito dos nossos projetos”, comenta Caroline Kazama. Ela é formada em Educação Física e também em Farmácia pela Unipar. Durante a primeira graduação integrou o PIC (Programa Iniciação Científica). No mestrado trabalha com produtos naturais e investiga a atividade diurética das plantas e suas propriedades biológicas, sob orientação do professor Antônio Laverde.
“Com a bolsa e esse tempo que passamos dentro da Unipar, temos a oportunidade de estarmos, ainda, mais envolvidas com o projeto, organização de eventos, palestras e práticas docentes”, declara Caroline Kazama. Naiza Vilas Boas, graduada em Química pela Unipar em 2009, concorda com a colega. Ela também integrou o PIC em estudo de extração de amido da banana e, no mestrado, trabalha em pesquisa de adsorção de metais como cobre, chumbo e cromo, utilizando a casca da macadâmia, sob orientação do professor Douglas Dragunski.
“É um grande incentivo para continuarmos o trabalho. Escolhi a Unipar porque me formei aqui, já conhecia a infraestrutura, linha de pesquisa, os professores e convivi com um pessoal que desenvolveu pesquisa parecida, o que me encantou ainda mais. Ter participado do PIC também agregou muito e me auxilia no mestrado, pois, aprendi muitas coisas novas, além da graduação”, ressalta a mestranda.
Os planos para o futuro são grandes e já começam a se concretizar. Ambas contam que desejam seguir com um doutorado e atuar na área da docência após a conclusão do curso. No entanto, as mestrandas toparam encarar um novo desafio: a prática docente. Elas irão ministrar aulas nos cursos de Farmácia e Biologia. O tema é microbiologia. “Temos o mesmo tema, mas cada uma dará sua aula”. O coordenador do mestrado acompanhará as aulas.
A dupla completa o time de oito mestrandos da Unipar que recebem a bolsa.