Você está aqui: Notícias > Umuarama: Diretora participa do 2º Seminário de Educação Jurídica
Umuarama: Diretora participa do 2º Seminário de Educação Jurídica
Publicado em: 27/04/2011 às 16:20
Professora Fernanda Matumoto representou a Unipar no evento promovido pelo Conselho Nacional de Educação Jurídica
A diretora do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, participou no Rio de Janeiro do 2º Seminário de Educação Jurídica, evento de porte nacional promovido pelo Conselho Nacional de Educação Jurídica (entre 30/03 a 01/04).
Entre as autoridades estavam o professor Luiz Fernando Massoneto, representando o ministro da Educação, Fernando Haddad; Paulo Wollinger, diretor da Secretaria de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação); e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante.
“O evento foi bastante abrangente. IES (Instituições de Ensino Superior) de todo o Brasil participaram. Havia representantes do extremo sul ao extremo norte, discutindo e refletindo sobre os rumos para a educação jurídica com qualidade”, informa a professora Fernanda Matumoto.
Ela explica que o Seminário priorizou discussões sobre as formas de ensinar dos cursos, expectativas e necessidades, inclusive no que tange aos ciclos avaliativos do MEC. “O evento foi realizado de forma bem democrática. Havia discussões entre as autoridades, conselho e plateia. Destas discussões, elaboramos a ‘Carta Proposta do Rio de Janeiro’, com propostas sobre os cursos e processos de avaliação. A Carta foi encaminhada ao MEC”, conta a professora.
Segundo ela, o momento foi de grande importância. “Conseguimos fazer reivindicações para o MEC, reivindicações estas que foram muito bem vistas pelas autoridades presentes. Pudemos dialogar diretamente com o MEC e o Conselho”, ressalta.
Ela conta ainda que, ao voltar do evento, repassou as informações que trouxe do Rio para gestores dos NDE (Núcleos Docentes Estruturantes) dos cursos de Direito e que, oportunamente, irá discutir também com o Pró-Magíster. “Foi muito bom. Foi possível identificarmos o olhar do MEC e do Conselho sobre os cursos. Agora poderemos implementar ações para atendermos ainda mais as expectativas das faculdades de Direito, da classe e da sociedade. Pudemos apontar aspectos positivos e negativos e sentimos que houve uma receptividade muito boa”. Outro fato que deixou a diretora contente: “A Unipar participou do evento entre as grandes e percebi que ela é conhecida e muito respeitada”.