Você está aqui: Notícias > Cascavel: Pós-graduação em Dermoestética começa com aula de anatomia
Cascavel: Pós-graduação em Dermoestética começa com aula de anatomia
Publicado em: 27/04/2011 às 15:30
Avanços na produção de cosméticos atraem ex-alunos, que comprovam a qualidade da matriz curricular e dos docentes
O Campus de Cascavel abriu, neste mês, a terceira turma da pós-graduação em Dermoestética, com cerca de trinta profissionais. O curso atraiu tecnólogos em estética e fisioterapeutas, do Mato Grosso e de diferentes cidades do Paraná, a maioria, ex-alunos da Unipar.
A coordenadora do curso, professora Ana Cláudia Soares, chama a atenção para “o excelente time de profissionais que compõem o corpo docente da Unipar”. Ela enfatiza que a especialização busca integrar a instituição às novas informações e discussões que fazem parte do amplo universo da Estética e Cosmética.
Para ministrar a aula inaugural foi convidada a professora mestre Sônia Aparecida de Mello, com a disciplina de Anatomia e Citohistopatologia. Além do estudo da anatomia da pele, a professora discorreu sobre alterações hormonais, função dos tecidos conjuntivo e epitelial e de antioxidantes.
A coordenadora explica que a Estética e Cosmética é uma área em ascensão, em pleno desenvolvimento, devido ao aumento da procura por uma melhor qualidade de vida, saúde e boa aparência. É um setor que movimenta anualmente 160 bilhões de dólares no mundo. “No Brasil, por razões culturais ou pelo fato de o clima quente ser mais propício ao culto ao corpo, o cuidado com a beleza é um hábito incorporado à rotina”, observa.
Com a exigência dos consumidores, as leis ambientais tendem a suscitar avanços e os órgãos ligados à Saúde Pública, a criarem legislações para pressionar ensaios comprobatórios, mais claros, quanto à eficácia dos produtos. Para se adequar, a Cosmetologia assimila tecnologias relacionadas à Bioquímica, no aspecto molecular-metabólico, Química Orgânica aplicada à descoberta e purificação de isômeros fitoativos, e Biologia Molecular, no que diz respeito aos efeitos de certos compostos na sinalização celular.
A professora contextualiza que o interesse pelo conhecimento das alterações que acontecem com o avanço da idade tem estimulado estudos de muitos pesquisadores, que visam alcançar produtos cosméticos cada vez melhores. “Por tudo isso, nosso curso promete muito sucesso”, arremata.