Você está aqui: Notícias > Umuarama: Campus sedia Jornada Sotipa - Noroeste do Paraná
Umuarama: Campus sedia Jornada Sotipa - Noroeste do Paraná
Publicado em: 26/04/2011 às 16:59
O encontro reuniu enfermeiros, psicólogos e médicos de Umuarama, Maringá, Londrina, Cascavel e Curitiba. Estudantes de Enfermagem e Biomedicina participaram
Estudantes dos cursos de Enfermagem e Biomedicina participaram da Jornada Sotipa – Noroeste do Paraná. O evento aconteceu na Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, e foi promovido pela Sotipa (Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná). Profissionais de Medicina também prestigiaram (em 08 e 09/04).
O evento foi pautado por palestras e mesas-redondas, debatidas por médicos, psicólogos e enfermeiros de Maringá, Londrina, Cascavel, Umuarama e Curitiba. A Jornada começou com o médico Álvaro Réa Neto, do departamento de clínica médica da UFPR, falando sobre ‘Atendimento inicial do paciente com politrauma’.
O profissional abordou a avaliação primária e secundária que deve ser feita em um paciente de UTI e as primeiras providências a serem tomadas. Depois, o médico Péricles Duarte, presidente da Sotipa, proferiu o tema ‘Síndrome da angústia respiratória aguda – Diagnóstico e manejo’.
Em seguida, foi realizada a mesa-redonda ‘O stress e humanização do aibiente da UTI. O assunto foi discutido entre a enfermeira Lilian Berti, egressa da Unipar, a psicóloga Raquel Pusch de Souza, do Hospital Vita de Curitiba, e os médicos Almir Germano e Marcos Toshiyuki Tanita, dos Hospitais Universitários de Maringá e Londrina, respectivamente.
No dia seguinte, a Jornada continuou com outra mesa-redonda: ‘Prevenindo Infecções na UTI’. O tema reuniu os médicos Ricardo Perci, da Secretaria de Saúde de Umuarama, Josiane Festti, do Hospital Universitário de Londrina, Álvaro Réa Neto e Almir Germano e a enfermeira Michaely Natali Mendes, egressa da Unipar.
‘Monitorização hemodinâmica: Estado da arte’ foi o título da palestra ministrada pelo médico Brenno Cardoso Gomes, de Curitiba. O encontro foi encerrado com um debate em torno do tema ‘Sepse – Onde estamos?’, discutido pelos médicos Mauro Jardim e Ronaldo de Souza, de Umuarama, Marcos Toshiyuki Tanita, Almir Germano e Brenno Cardoso Gomes.