Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Estudantes atuam no 'Alô Bebê'
Francisco Beltrão: Estudantes atuam no 'Alô Bebê'
Publicado em: 25/04/2011 às 17:02
Criado em 1952, com o nome Associação de Proteção à Maternidade e à Infância, programa tem apoio dos cursos de Enfermagem e Nutrição
Atender gestantes, para que tenham mais qualidade de vida antes, durante e depois do parto; facilitar o acesso ao atendimento médico para o diagnóstico, consultas de rotina e exames solicitados; conscientizar e orientar sobre detalhes da gravidez, realizando palestras; trabalhar a parte física, através de exercícios de relaxamento e respiração que irão auxiliar no momento do parto. Estes são alguns dos objetivos do programa ‘Alô Bebê’, mantido pela Assistência Social de Francisco Beltrão.
O programa, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Associação de Proteção à Maternidade e à Infância, compõe a proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social. Incentivar o exame de saúde periódico da gestante, nutriz e criança; orientar os princípios básicos de desenvolvimento e crescimento da criança e encaminhar sempre que necessário as gestantes para o planejamento familiar também são os objetivos. Os cursos de Enfermagem e Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar, Campus de Francisco Beltrão, auxiliam nas atividades.
Recebem atenção especial gestantes em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, encaminhados pela rede socioassistencial e ações intersetorial com a Secretaria Municipal da Saúde. As participantes ainda são beneficiadas pelo ‘Auxílio Natalidade’, composto por enxoval de bebê completo. Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Unipar, Clube de Mães e Grupo Arco-Íris são os parceiros no projeto.
O programa existe desde 1952, quando foi fundada a APMI (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância). O nome ‘Alô Bebê’ surgiu em 2001, quando passaram a focar gestantes adolescentes, informa a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Lediana Dalla Costa: “As gestantes participam de encontros semanais, às sextas-feiras, no auditório da APMI Haroldo Beltrão, totalizando 16 horas mensais. Por encontro, participam, em média, 25 gestantes”.
Ela ainda explica que a equipe do curso de Enfermagem participa ativamente do projeto desde 2004, quando foram convidados. Atualmente, o curso de Nutrição também participa. Os estudantes da Unipar ministram palestras, acompanhados por um responsável técnico ou professor do curso. São três palestras por semestre, com assuntos relacionados à gestação, cuidados com recém-nascidos, alimentação, amamentação e outros temas.
“Percebemos, com questionamentos das gestantes, o quanto é válida a atividade, que supre a carência de orientações que lhes faltam nos consultórios médicos durante o pré-natal. Nossos acadêmicos têm a grande oportunidade de treinar esta habilidade para orientar grupos, o que certamente é uma constante na profissão do enfermeiro”, enfatiza a coordenadora.
Apresentação do programa da rede assistencial; gravidez, diagnóstico e exame; mudanças emocionais na gravidez; alimentação da gestante; fatores que colocam em risco a saúde da gestante e do bebê; atividades físicas; fases da gravidez; conhecendo seu bebê (aula prática); parto e pós-parto; estresse pós-parto; cuidados com o bebê nos primeiros meses de vida; amamentação; alimentação para o bebê; alimentação para o bebê (aula prática); direitos da mãe e da criança e o encerramento são os conteúdos que formam o programa.
*Com informações e fotos do portal http://www.franciscobeltrao.pr.gov.br/apmi/projetos/gestante.asp *