UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Mestrado: Curso de Ciência Animal recebe professora da Unicamp

Publicado em: 25/04/2011 às 14:22

Pesquisadora Daniella de Moura veio à Unipar para auxiliar planejamento de pesquisa em avicultura

A doutoranda Thayla, professoras Daniella e Luciana, veterinária Patrícia e o estudante Hernany
Professora Daniella de Moura, da Unicamp, avalia medidas de ventilação
Equipe realiza avaliação nos aviários
A doutoranda Thayla Morandi avalia pressão e ventilação no interior do aviário
A doutoranda Thayla Morandi avalia pressão e ventilação no interior do aviário
Professora Daniella, veterinária Patrícia e supervisor do fomento, Roberto Bauermann em reunião

As atividades da disciplina ‘Produção e Sanidade de Aves Domésticas’, ministrada pela professora Luciana Kazue Otutumi no programa de mestrado em Ciência Animal da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, começaram animadas. Afim de auxiliar nos preparativos para o projeto, a professora da Unicamp, engenheira agrônoma e doutora em Engenharia Agrícola, Daniella Jorge de Moura, esteve na Universidade e, aproveitando a oportunidade, ministrou palestra aos mestrandos e alunos do curso de medicina veterinária (em 25 e 26/3).

A professora veio acompanhada de sua orientanda, doutoranda em Engenharia Agrícola, Thayla Morandi Ridolfi de Carvalho e, junto à professora Luciana Otutumi, visitou a Averama, grande abatedouro de aves da região. “Elas vieram me auxiliar na padronização da ventilação de quatro aviários para realização de um experimento que irá avaliar a ambiência e melhoria do bem-estar pela redução da amônia volatilizada. Trata-se do tratamento da cama com microrganismos que reduzem o pH e impedem a volatilização da amônia, ou seja, nosso objetivo é verificar a melhoria das condições de criação das aves”, explica Luciana Otutumi.

Do projeto, participam o estudante de Medicina Veterinária, Hernany Antonio Perardt, a participante do PIC (Programa de Iniciação Científica), Miriely Mara Furlan, a participante do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), Jéssica Laura Dalberto, o mestrando Marlon Blecha e Henrique Júnior dos Santos que, junto a Hernany Perardt, realizará estágio na Averama, durante o desenvolvimento das atividades do projeto.

“Eles estarão lá para acompanhar e nos auxiliar”, informa Luciana Otutumi. A visita ainda foi acompanhada pelo graduando Hernany Perardt, a veterinária e sanistarista da Averama, Patrícia Previato e pelo Supervisor do Fomento e Consultor Administrativo, Roberto Bauermann.

Palestra A professora da Unicamp, Daniella Jorge de Moura, e a doutoranda Thayla Morandi Ridolfi de Carvalho ministraram palestra aos mestrandos em Ciência Animal. Com tema ‘Zootecnia de Precisão’, o enfoque foi voltado à disciplina de Produção e Sanidade de Aves Domésticas, da professora Luciana Otutumi.

“Nessa palestra, minhas orientadas do Pibic e os dois graduandos em Medicina Veterinária, que irão nos auxiliar no projeto, puderam participar”. “Foi extramemente interessante, pois ela nos falou sobre as atuais ferramentas que são utilizadas e que contribuem para que se tenha parâmetros mais precisos de avaliação de ambiência, comportamento e bem-estar animal, entre outros”, informa Luciana Otutumi.

“Dou os parabéns pela iniciativa de nos apresentar uma área tão nova e de suma importância na Medicina Veterinária. Através da exposição apresentada pela professora da Unicamp e por sua orientanda pude visualizar um futuro promissor em relação ao bem-estar de nossos pacientes. Dou também os parabéns pelo empenho e preocupação em relação às disciplinas ministradas pela professora Luciana Otutumi. Fico feliz em fazer parte desta nova geração de profissionais que se preocupam com a ética e profissionalismo no seu dia a dia. Afinal de contas temos apenas 250 anos de Medicina Veterinária no mundo, 100 anos no Brasil. Ainda temos muito a aprender”, declara o mestrando Marcos Vinicius de Souza.

Redes sociais>