Você está aqui: Notícias > Umuarama: ‘1ª Feira do Peixe’ de Medicina Veterinária continua
Umuarama: ‘1ª Feira do Peixe’ de Medicina Veterinária continua
Publicado em: 19/04/2011 às 16:32
Evento comercializa peixes do projeto de piscicultura do curso
Segue até às 17 horas desta quarta-feira a 1ª Feira do Peixe do curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense – Unipar. Atividade ligada ao projeto de piscicultura oferece à comunidade a oportunidade de adquirir peixes pacu e tilápia frescos, limpos e eviscerados.
A feira é realizada no Hospital Veterinário da Unipar desde segunda-feira. Os peixes comercializados fazem parte do abate realizado pelos graduandos de Medicina Veterinária envolvidos no projeto de piscicultura, sob supervisão do professor doutor Luiz Sérgio Merlini, responsável pela inspeção sanitária.
O projeto é registrado no Serviço de Inspeção Municipal - SIM, com Nº. 40/P, e tem os direitos de abate e comercialização. O último abate realizado foi de 400 quilos de tilápia. “Até então tínhamos realizados alguns abates experimentais para padronizar o fluxograma de trabalho. A experiência está dando certo e o resultado tem sido positivo. Aqui temos a estrutura e o suporte técnico necessários para a produção animal. E neste projeto, os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática as teorias aprendidas na disciplina ‘Piscicultura’, participando de todo o processo da cadeia produtiva, da criação ao abate”, afirma Merlini.
Todo o processo também segue um rigoroso controle de qualidade, procedimento que, segundo o professor, é a garantia de que o peixe vai chegar à mesa do consumidor totalmente saudável. Ele explica que durante o processo, o produto passa por três etapas. Depois de retirados da represa, os peixes são colocados em um tanque para higienização. Em seguida, é feito a evisceração e limpeza. Na etapa seguinte, são embalados e depois congelados para comercialização.
A 1ª Feira do Peixe continua amanhã, no período das 08h às 17h. Os peixes serão comercializados a R$ 8,50 (pacu) e 5,50 (tilápia). “Todos estão convidados a passar por lá e levar para casa este alimento tão essencial e saboroso”, declara Merlini.