UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Equipe do Horto Medicinal realiza atividade no Jardim Panorama

Publicado em: 18/04/2011 às 16:16

Objetivo foi orientar sobre a implantação de um horto no bairro

A atividade foi coordenada pela professora Ezilda Jacomassi
Professora Ezilda Jacomassi repassa informações sobre as plantas
Professora Ezilda Jacomassi repassa informações sobre as plantas
Estagiários do projeto, agentes comunitários e profissionais da Unidade participaram da atividade

A equipe do Horto Medicinal da Universidade Paranaense – Unipar realizou recentemente uma atividade no Posto de Saúde do Jardim Panorama. O trabalho contou com a participação de estagiários dos cursos de Farmácia, Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica e foi direcionado aos profissionais que trabalham na Unidade Básica.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ezilda Jacomassi, a atividade faz parte da parceria firmada entre Unipar e Prefeitura no projeto fitoterápico, que tem como objetivo a implantação de um horto no Posto de Saúde do bairro.

Os profissionais conheceram as plantas medicinais que serão cultivadas no horto, recebendo informações sobre o uso correto e os benefícios de cada uma no tratamento e prevenção de doenças.

“Nesse primeiro contato estamos fazendo um trabalho de sensibilização e repassando conhecimentos básicos a esses profissionais para que, depois, possam orientar a comunidade quanto à importância de se usar as plantas com segurança e eficácia”, afirmou a coordenadora.

A ideia de implantar o horto surgiu da enfermeira responsável pela Unidade, Valverleia Andrade. “Percebemos que a comunidade não se preocupa mais em usar as plantas medicinais na cura de doenças e isso é um erro. Com este projeto queremos conscientizá-la da importância desta medicina preventiva, resgatando na população os conhecimentos sobre os benefícios dessas plantas”, enfatizou.

Os agentes comunitários do bairro e a equipe do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) também participaram da atividade. Para a agente Cleonice da Silva, o horto vai melhorar a qualidade de vida da comunidade. “As pessoas idosas são conhecedoras das ervas. Então, além de participar de uma terapia ocupacional cultivando as plantas, elas poderão repassar esses conhecimentos aos outros moradores”.

Redes sociais>