Francisco Beltrão: Curso de Enfermagem cumpre extensa agenda na região
Publicado em: 15/04/2011 às 14:33
Parcerias contemplaram supermercado, loja, Programa Alô Bebê e Encontro de Mulheres
O curso de Enfermagem do Campus de Francisco Beltrão completa dez anos com agenda lotada. No último mês, atividades foram realizadas por acadêmicos e professores, em parceria com empresas e instituições públicas.
O supermercado Superpão solicitou realização de palestras para treinamento de funcionários. Os temas abordados foram: Doenças sexualmente transmissíveis, Planejamento familiar, Tabagismo - alcoolismo e drogas, Cuidados com higiene pessoal e Primeiros socorros. Os debates foram ministrados pelo professor Cristophen Ribeiro, acadêmicos e responsável técnico. A loja Magazine Luiza solicitou aferição de pressão arterial para clientes, oferecendo atendimento em horário especial.
Outra atividade realizada há anos é a participação de acadêmicos no Programa Alô Bebê, mantido pela Assistência Social de Francisco Beltrão, voltado para o atendimento a gestantes, priorizando adolescentes em situação de risco. O Programa permanece o ano todo em atividades e, em março, houve palestra com a acadêmica Mariana da Rosa, acompanhada pela responsável técnica Aparecida de Araújo Marchi. Ela discorreu sobre Fatores que colocam em risco a saúde da gestante e do bebê. As próximas palestras falarão sobre tipos de parto e cuidados com o bebê nos primeiros meses de vida.
“Percebemos, com questionamentos das gestantes, o quanto é válida a atividade, que supre a carência de orientações que lhes faltam nos consultórios médicos durante o pré-natal. Nossos acadêmicos têm a grande oportunidade de treinar esta habilidade para orientar grupos, o que certamente é uma constante na profissão do enfermeiro”, frisa a coordenadora do curso, professora Lediana Dalla Costa.
A equipe também participou do 3º Encontro da Mulher, em Barracão, no sudoeste do Paraná. Visitaram a feira aproximadamente 750 mulheres, que participaram de aferição da pressão arterial e orientações sobre prevenção de câncer de mama e de útero.
Segundo a professora, é importante o trabalho do enfermeiro na prevenção do câncer ginecológico, além de atuar no gerenciamento de Programas de Saúde específicos, atua na realização de exames clínicos, na coleta do Papanicolaou e nos cuidados em saúde preventiva.
Participaram das atividades os acadêmicos Francianne Silva, Lucas Giacobbo e Francielli Cardoso. Eles endossam que o envolvimento neste tipo de atividade reforça o aprendizado obtido na sala de aula e nos laboratórios: “É satisfatório sentir que fazemos a diferença quando conseguimos alertar este público sobre a importância de se fazer um exame tão simples e que pode evitar sérios problemas de saúde no futuro. Algumas mulheres nos surpreenderam quando disseram não saber que o posto de saúde disponibiliza este exame”.
Merece destaque a realização do projeto Menina Mulher, que orienta, no momento, quatro turmas de adolescentes do Colégio Estadual Léo Flach, no bairro Padre Ulrico. O objetivo é prevenir a gravidez na adolescência e questões que envolvem a sexualidade, como as DST. A ação está atrelada ao Movimento Nós Podemos Paraná e Nós Podemos Francisco Beltrão, voltado para o programa ‘oito jeitos de mudar o mundo’. Oito acadêmicas foram orientadas, pela responsável técnica Aparecida de Araújo Marchi.