Você está aqui: Notícias > Cascavel: Treinamento destaca atitude pessoal
Cascavel: Treinamento destaca atitude pessoal
Publicado em: 14/04/2011 às 15:19
Colaboradores de todos os departamentos se envolveram em dinâmica, que trabalhou entrega do potencial
Treinamento realizado para colaboradores da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cascavel, abordou o tema ‘Autodesenvolvimento e atitude’. A capacitação, promovida pela equipe de Gestão de Treinamentos e direção da Unidade, contou com os conhecimentos da administradora e especialista em treinamento ao ar livre, Rosineide Rodrigues Neto, do Sibop.
A palestrante iniciou com uma reflexão: “Outro funcionário pode fazer o trabalho melhor ou pior que você, mas nunca igual. Ninguém é insubstituível, por isso a necessidade de despertar o autodesenvolvimento e entregar o máximo do nosso potencial”.
“Qual a imagem que estou transmitindo?”, questionou, afirmando que a imagem reflete na atitude. Segundo ela, para melhorar a atitude é preciso entender fatores sociais, pessoais, culturais e psicológicos, mudar conceitos e quebrar paradigmas.
Ao citar frase do autor Peter Senge, mencionando que todo mundo gosta de mudanças, mas não gosta de mudar, complementou: “Só você é responsável pela decisão de fazer sempre as mesmas coisas ou mudar”.
Analisou, ainda, que professores e Universidade têm o papel de ensinar ao aluno que o importante é aprender a aprender. “O discípulo encontra o mestre quando está preparado para aprender. O mestre o ajuda a descobrir a partir de si a realidade. Tenha coragem para pedir ajuda: Eu sei que posso mais, me ensina?”.
A palestrante endossou que sem liderança não há empresa de sucesso, lembrando que o bom líder é aquele que forma líderes. Ela estimulou ir além, propor uma nova vida, com novos pensamentos, acreditar, assumir o controle da vida e do trabalho. “Não sonhe, tenha metas”, incentivou.
Também lembrou pensamento do escritor italiano Og. Mendino: “O fracasso jamais me surpreenderá, se minha decisão de vencer for suficientemente forte”. Diante desta mensagem, argumentou que não existe sucesso sem trabalho, “você deve estar preparado para cair e levantar. Para conquistar autodesenvolvimento, potencial e talento é preciso paciência e persistência”.
A administradora enfatizou que esta é a Era do Ser – de entender que temos que crescer como seres humanos e, que, se não existir crescimento pessoal não haverá desenvolvimento tecnológico. “Se não ama o que faz, encontre amor quando for fazer e perceba a grandeza de prestar um serviço”, disse. Rosineilde também afirma: “Você tem que acreditar que pode, é capaz; a autoconfiança se desenvolve ao longo da vida”.
Outros questionamentos fizeram parte do momento de reflexão: Conforme sua visão, quais aspectos em você precisa ser mudado? Você está preparado para uma profissão? Que possibilidade você se dá para ser autor de sua história? Você acredita no que faz ou faz o que acredita?
Finalizou o treinamento com a dica: “Seja uma pessoa CHAVE (que tem conhecimento, habilidade, atitude, valores e entusiasmo) e abra o caminho para o autodesenvolvimento”. E apontou quatro pilares para potencializar a carreira: aprendizagem contínua do autoconhecimento, competência, planejamento/ação e determinação. “Os segredos dos campeões está na confiança, serenidade e firmeza, entre outros”.
A funcionária Eunice Krakovvski intera que a dinâmica a ajudou a se conhecer melhor e que a palestra possibilitou-lhe traçar um perfil profissional. “Para atingir um objetivo é preciso ter atitude; o que ouvimos foi de grande valia para o crescimento profissional”, comenta.