Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Formanda de Administração relata sua jornada pessoal e acadêmica
Paranavaí: Formanda de Administração relata sua jornada pessoal e acadêmica
Publicado em: 12/04/2011 às 16:35
Sandra Mara Carianha buscou no curso melhora de vida, crescimento intelectual e base para seus trabalhos
“Na vida pessoal a faculdade contribui muito para uma visão de vida diferente e muito melhor, é claro, com a disposição dos professores em saber ouvir, analisar e orientar”. É com estas palavras que a formanda Sandra Mara Carianha, do curso de Administração da Universidade Paranaense – Unipar, resume sua opinião em relação à graduação.
Prestes a se formar, a graduanda relembra sua história e compartilha com os amigos, com a intenção de estimular outros a lutarem pela formação profissional. Antes da faculdade trabalhava numa loja; era vendedora. Hoje, ocupa cargo de destaque na Avícola Felipe - Mister Frango. É responsável pela área de Desenvolvimento de Pessoas da empresa, “com muito orgulho, pois sinto na empresa o aconchego da minha casa”. Confira o relato na íntegra.
”A escolha pelo curso de Administração se deu devido à minha área de atuação. Eu trabalhava em uma loja de confecções em Nova Esperança, onde meus pais residem até hoje; quando pensei no curso, imaginei algo que fosse compatível com meu perfil. Buscava, além de melhora de vida e crescimento intelectual, um curso dinâmico que me desse uma base para trabalhar à princípio na área comercial, pois já tinha experiência com vendas e acreditava então que iria ajudar e muito.
Ao iniciar o curso estava desempregada, mas isso não me impediu de seguir em frente. Por morar em outra cidade tinha ônibus para o transporte de estudantes, sim, mas como trabalhava no comércio os horários eram um pouco complicados, optei por deixar o emprego e iniciar a faculdade, mesmo sabendo que teria que arrumar outro emprego, pois minha família não tinha condições de me ajudar com as despesas que a vida acadêmica gera.
Na busca por um emprego e meios de concluir a graduação, deixei currículos pela cidade toda. Pretendia morar em Paranavaí; fiz inscrição também em órgãos de estágio para estudantes. Na oportunidade de estágio foi onde comecei a escrever a outra página da minha história. Surgiu um convite para uma vaga de estágio em um frigorífico da cidade; a vaga era para atuar na área de recursos humanos. Mesmo sem ter muita noção sobre o que se tratava, agarrei a entrevista como se fosse a minha única saída, pois precisava pagar as mensalidades.
Cheguei no local combinado da entrevista com documentos e um pouco de antecedência. Havia quinze candidatos, fiquei com medo, pois todos demonstravam conhecimento, postura e eu apenas com a vontade de aprender e a coragem de trabalhar. Na entrevista, fui o mais sincera e transparente possível; disse o que estava buscando, quais eram as minha qualidades, defeitos e deixei muito claro que queria oportunidade de aprendizado e... não é que fui selecionada.
Fui muito bem acolhida pela empresa e, com a base que já tinha adquirido no início do curso, pude me firmar ainda mais. Não foi difícil me apaixonar pela área, trabalhava com orientação de novatos, desde a produção até o administrativo, documentação para contratação, agenda de entrevistas, vale transporte, etc.
Aprendi a trabalhar com uma psicóloga maravilhosa, envolvida e que não tinha dificuldade nenhuma em passar informações a respeito de seu trabalho; isso foi muito importante para o meu desempenho, ainda mais com a base que o início do curso nas aulas de Filosofia e Psicologia que, na época, foi de suma importância para o meu desenvolvimento no estágio, como os demais temas foi muito pertinente em meu trabalho. Com o passar do tempo, outras oportunidades foram aparecendo e fui abraçando com muita força e coragem, mas também foram aparecendo as pedras.
Não vou mentir que com as oportunidades também vieram as dificuldades, mais responsabilidade, mais trabalho. Sempre passei por momentos difíceis, mas a medida que as coisas aconteciam no trabalho, os temas eram abordados nas matérias do curso, mais uma vez a faculdade se fazia presente e eu continuei adquirindo experiência, que no momento era o que mais me importava também. Nesse período já estava trabalhando como analista da mesma ARH que me deu a oportunidade de estágio.
Hoje com muita luta, suor, flores, espinhos, comprometimento, que é de suma importância, e ainda muito, muito trabalho, sou responsável pela área de Desenvolvimento de Pessoas da empresa Mister Frango - Avícola Felipe, com muito orgulho, pois sinto na empresa o aconchego da minha casa, mais amadurecida e buscando aprender constantemente.
Sei muito bem que nada é para sempre, principalmente no instante do mercado atual, mas pretendo continuar evoluindo no meu trabalho e contribuindo para a organização com bons resultados, pois esse é o lema dos administradores de plantão. Esse sentimento de capacidade, de aprendizado, amadurecimento pessoal e profissional se reflete dentro da minha casa com meus pais, que me ajudaram, sempre com palavras, afagos nas minha desilusões, experiências; hoje posso retribuir a eles muito pouco diante de tanto amor os frutos do sucesso em minha caminhada.”