UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Alunos de mestrado da Unipar conquistam bolsa da Capes

Publicado em: 11/04/2011 às 17:12

Mestrandos em Biotecnologia Aplicada à Agricultura e em Ciência Animal irão receber incentivo durante 24 meses. Reitoria concede o curso gratuitamente ao contemplados

Suzana, Cristina, Débora e Lienine: mestrandos em Biotecnologia, contemplados pelo Prosup
Isabel e Edson: mestrandos em Ciência Animal contemplados pelo Prosup

Apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos por Instituições Particulares de Ensino Superior, contribuindo para a manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, imprescindíveis ao desenvolvimento do País. Estes são os objetivos do Prosup (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Capes/Mec.

A Universidade Paranaense – Unipar conta com a concessão deste benefício e estudantes já desfrutam da bolsa disponibilizada. Este é o caso dos mestrandos em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, Suzana Harue Umeo, Cristina Lorena Massocato, Lienine Zaghi Júnior e Débora Camila Dias, e dos mestrandos em Ciência Animal, Isabel Cristina da Silva Caetano e Edson Gerônimo.

Eles receberão, durante 24 meses, bolsa no valor de R$ 1.200,00. “A Reitoria da Universidade também os isenta do pagamento do curso, como presente e condição da Capes para recebimento do incentivo”, explica o coordenador do curso em Biotecnologia, professor pós-doutor Nelson Barros Colauto. Para os estudantes, a bolsa é uma grande oportunidade.

“Escolhi o curso na Unipar pelo corpo docente, pela estrutura e a proximidade que já tinha com alguns professores. Foi uma chance de cursar mestrado e continuar na casa”, diz Suzana Harue Umeo, graduada em Farmácia pela Unipar, que pretende desenvolver seus estudos na área de microbiologia, sob orientação da professora Giane Linde. Durante a graduação, ela também se empenhou na busca por um futuro de sucesso. “Participei do Pibic (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica) por três anos consecutivos”, ressalta.

Cristina Lorena Massocato, também graduada em Farmácia pela Unipar, participou do Pibic por três anos e trabalhará na área de adsorção de metais, sob orientação do professor Douglas Dragusnki. Ela também relata que a bolsa fortificou sua escolha. “O mestrado irá abrir novos caminhos e receber o incentivo da bolsa me proporciona uma oportunidade de continuar na cidade”, diz ela que pretende atuar na área da docência. “Sempre tive apoio dos professores desde a época dos projetos de iniciação científica o que, junto à infraestrutura, me fez optar pela Instituição”.

O colega, Lienine Zaghi Júnior, graduado em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela Unipar, foi participante do Pibic por um ano e meio e vê na bolsa a chance de seguir o curso até o final. “A conquista é estimulante e contar com este dinheiro no final do mês para me manter é muito bom”, diz.

Lienine Zaghi irá trabalhar na área de Criopreservação, sob orientação do professor Colauto. Ele conta que, ao se candidatar para o mestrado, também foi aprovado pela UEM e pela UEL, mas optou em permanecer na Unipar. “O corpo docente possui grande experiência interna, é um curso de qualidade e com número de publicações científicas acima da média nacional, dispõe de laboratórios muito bons e estrutura de última geração”, ressalta.

Genética e Biologia Molecular será a área de Débora Camila Dias, sob orientação do professor Fernando Gomes Barcellos. Formada em Farmácia pela Unipar, participou do Pibic por três anos e considera a conquista “muito importante, na ajuda para fazer o curso e para carreira acadêmica”. “Eu conhecia os professores, o corpo docente, trabalhei por três anos em laboratório aqui na Instituição... receber a bolsa só fortaleceu ainda mais minha escolha pela Unipar”, emenda.

Para a mestranda em Ciência Animal, Isabel Cristina da Silva Caetano, graduada em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia e em Farmácia Generalista e pós-graduada em Vigilância Sanitária e Epidemiologia em Saúde, pela Unipar, a bolsa veio ao encontro da vontade de se dedicar ainda mais aos estudos.

“Escolhi o curso da Unipar, pois achei a área focada no que eu já tinha estudado anteriormente. O curso oferta a linha de pesquisa que eu procuro. Receber esta bolsa será um grande diferencial e importante para o currículo, pois estarei pesquisando ainda mais”, declara. Ela atuará na área de Microbiologia sob orientação do professor doutor Luiz Sérgio Merline.

Para seu colega Edson Gerônimo, formado em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia e pós-graduado em Microbiologia e Suas Interfaces na Saúde, pela Unipar, a oportunidade foi um grande passo em sua carreira. “Eu me espelho nesta área desde a época de graduação, sempre gostei da zoologia e tive a oportunidade de trabalhar no Museu Itinerante de Ciências na Unipar, o que foi uma chance de me aprofundar ainda mais na área. A bolsa com certeza é um incentivo para continuar meus estudos”, ressalta. Ele trabalhará na área de Medicina Veterinária Preventiva com ênfase em Saúde Pública, sob orientação da coordenadora do curso, professora Daniella Dib.

Os contemplados com a bolsa não podem ter vínculo empregatício e devem dispor de 40 horas semanais para se dedicarem aos estudos. Edson Gerônimo e Isabel Caetano já deram início aos trabalhos. “A Isabel auxilia no Laboratório de Medicina Veterinária Preventiva e o Edson no Biotério, localizado no Hospital Veterinário”, informa a coordenadora, Daniella Dib. “Eles terão a bolsa por 12 meses, podendo ser renovada para 24 meses, dependendo de como saírem na próxima seleção”, explica.

“Com certeza, esta bolsa os possibilitarão a desenvolver um trabalho com qualidade. Com as 40 horas dentro da Instituição, irão aprender ainda mais”, declara a coordenadora. Para ela, a concessão das bolsas veio para fortalecer os cursos. “Vamos poder melhorar ainda mais a quantidade das pesquisas; também significam um incentivo para novos estudantes e os trazem novamente para dentro da Universidade. E, quanto mais e melhores pesquisas conseguirmos desenvolver, mais bolsas serão disponibilizadas; com mais bolsas, mais reconhecimento teremos em relação à qualidade do nosso curso (já que quem concede as bolsas é o órgão que nos avalia) e ainda isso nos auxilia a angariar financiamento de projetos”, ratifica.

As expectativas também são grandes. “Quero adquirir ainda mais conhecimentos, passando este tempo na Universidade, para futuramente poder atuar aqui na Instituição como docente. Pretendo também fazer doutorado, meu principal objetivo”, conta Edson Gerônimo. “Nossa busca é sempre continuar no mesmo foco que estamos, mantendo tudo sempre relacionado”, emenda a colega Isabel Caetano.

Redes sociais>