UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Campus é parceiro da Semana da Saúde Amic

Publicado em: 08/04/2011 às 15:40

Evento comemorou o Dia Mundial da Saúde, com apoio da prefeitura. Cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas contribuíram

Acadêmicos de Ciências Biológicas oferecem plantas medicinais e dicas para preparo de chás
Evento de conscientização no trânsito conta com ‘acadêmicos sombras’
Mudas de diversas espécies de plantas medicinais foram distribuídas em evento
Colégios visitam evento de promoção e prevenção à saúde
Dona Dulce Bazzo em visita ao estande da Unipar
Semana da Saúde recebeu milhares de visitantes
População recebe instrução para combate ao mosquito da dengue

Ações para prevenção da saúde foram realizadas na praça Wilson Joffre em Cascavel. A Universidade Paranaense – Unipar participou com os cursos de Enfermagem e de Ciências Biológicas, com aferição da pressão arterial, orientações sobre câncer de mama e preparo de chás e doação de plantas medicinais. As atividades fizeram parte da 2ª Semana da Saúde - Amic (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná), que encerra nesta sexta-feira.

Segundo o assessor de imprensa da Amic, Rômulo Grigoli, o objetivo é oferecer bons hábitos de saúde e higiene aos cascavelenses, além de disponibilizar exames gratuitos: “Com testes simples, como o de glicemia, pressão arterial, pressão do globo ocular e dicas de saúde bucal podemos contribuir para a saúde preventiva, não só para o tratamento. Essa ação não seria possível sem a parceria dessas empresas, cerca de trinta trabalharam conosco”.

A dona de casa, Dulce Bazzo, afirma que a ação possibilita uma consulta rápida a quem não tem tempo de ir ao médico. “Os serviços oferecidos são muito interessantes. Além de fazer exames, estou levando uma muda de cidreira de arbusto para o meu marido plantar, temos de tudo no quintal”, diz. Ela também deixa um alerta: “Temos que dar muita importância para a orientação sobre a dengue, que está bem perigosa”.

Dona Cecília Novacoski, que chegou ao fim da tarde, levou para casa mudas de arnica e boldo. “Amanhã volto para buscar mais mudinhas. Eu tomo bastante chá, porque é muito bom para a saúde”. Além do bem-estar, ela também se preocupa em manter cuidados com a beleza: “Vou aproveitar para fazer limpeza de pele”.

Para os estudantes que participam, a motivação é a troca de informação e integração. “Em eventos abertos aprendemos muito. Aqui, por exemplo, recebemos visitas de pessoas de mais idade que têm conhecimentos para repassar, inclusive sobre outros nomes usados para identificar as espécies de plantas. O aprendizado é mútuo”, diz a acadêmica de Ciências Biológicas, Franciele Cadanos.

Também foi parceira do evento, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quinta-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde. Ainda estavam presentes, equipes do Exército Brasileiro, Hemocentro – falando sobre doação de medula óssea, Uopeccan, 10ª Regional de Saúde, Sesc, Senac e clínicas, entre outros. A parceria foi organizada via Prove (Programa de Valorização da Educação) da Unipar.

Outra ação comemorativa foi realizada em parceria com a Cettrans. O evento Pé na faixa contou com alunos do Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística) - teatro Hierofânico, que divertiram a população vestidos de sombras.

Redes sociais>