UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Farmácia colabora com ‘Arrastão de Medicamentos’

Publicado em: 07/04/2011 às 16:24

Ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde contará com várias parcerias

Colaboradores da ação durante reunião para firmar atividade

Recolher medicamentos fora de uso, com prazo de validade vencido e realizar a destinação correta destes, além de conscientizar a população sobre o perigo da automedicação e do uso de remédios com prazo fora da validade. Estes são os objetivos do ‘Arrastão de Medicamentos’ promovido pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio do curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí.

Segundo o coordenador do curso, professor Geraldo Vicentini, a realização da ação foi embasada em estudo realizado pela SMS que apontou que boa parte da população de Paranavaí possui remédios estocados em casa. “Alguns deles, inclusive, fora do prazo de validade”, comenta. A ação conta também com o apoio das equipes do Pronto Atendimento, Programa Saúde da Família, Conselho Municipal de Saúde e Tiro de Guerra.

Para consolidação da atividade, uma reunião com representantes dos órgãos envolvidos já foi realizada (em 26/3). “A campanha prevê a entrega de panfletos e veiculação de propagandas em diversas mídias, orientando a população como participar”, informa o coordenador do curso. “Já o arrastão está previsto para ocorrer semana que vem, entre os dias 11 e 16. Cerca de cem atiradores do Tiro de Guerra e 120 estudantes do nosso curso estarão engajados no recolhimento dos medicamentos”, emenda.

O professor da Unipar e chefe da farmácia do Pronto Atendimento, Leonardo Simonetti, explica que é necessário retirar os remédios das residências mesmo que não estejam vencidos. “O medicamento pode não estar vencido, mas a prescrição para o seu uso pode estar”, explica. Ainda de acordo com ele, o Brasil possui altos índices de intoxicação por medicamentos. “Um exemplo é a popular dipirona, facilmente encontrada nas casas dos brasileiros”, ratifica.

Redes sociais>