UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Toledo: Ciências Biológicas visita exposição ‘Corpo Humano’ em Curitiba

Publicado em: 06/04/2011 às 15:54

Mostra dos Estados Unidos já foi vista por mais de 10 milhões de pessoas pelo mundo e exibe corpos humanos reais e completos

Estudantes em visita a exposição ‘O Fantástico Corpo Humano’
Exposição dos Estados Unidos reúne dez corpos humanos reais e completos

Estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Toledo, realizaram uma viagem inusitada para aprender ainda mais sobre a composição do corpo humano. Acompanhados da professora de Anatomia Humana, Maria do Socorro Tenório Baumgartner, foram ao Shopping Palladium em Curitiba/PR para visitar a exposição ‘O Fantástico Corpo Humano’ (em 19/3).

A mostra já foi visto por mais de dez milhões de pessoas em todo o mundo e exibe dez corpos humanos reais e completos em poses do dia a dia, ilustrando todos os sistemas de uma forma dinâmica, além de 150 órgãos, divididos em nove galerias de acordo com o sistema do corpo ao qual pertencem: exposição dos músculos, esqueletos e os aparelhos reprodutivo, digestivo e circulatório. Órgãos de pessoas saudáveis, fundamentais e cancerígenas também estão expostos para comparação. Toda a exposição é organizada por Maria Aparecida de Oliveira e Giuliana Gasparin, em parceria com a Artbhz e a 360º Eventos.

“O objetivo foi oportunizar a observação de peças anatômicas reais meticulosamente preparadas pela técnica de plastinação, desenvolvida por um professor alemão. A técnica consiste em retirar os líquidos do corpo e submetê-lo a um banho de silicone e polímero (plástico), permitindo uma apresentação do modo incrivelmente preservado”, explica a professora Maria do Socorro. “A exposição, itinerante pelo mundo é dos Estados Unidos. Os corpos são de chineses que permitiram, ainda em vida, contribuir para a pesquisa”, emenda.

Ainda de acordo com a professora, a visitação é livre e sem monitores guiando. Ao lado de cada peça exposta tem um texto com informações explicativas e curiosas. Os monitores de plantão dão informação apenas quando solicitados, conta a professora. “Permanecemos na exposição durante duas horas; foi uma experiência extremamente enriquecedora”, exclama.

Com informações dos portais http://guia.gazetadopovo.com.br e http://fantasticocorpohumano.com.br

Redes sociais>