Você está aqui: Notícias > Umuarama: Psicologia promove Fórum Pedagógico e Encontro de Egressos
Umuarama: Psicologia promove Fórum Pedagógico e Encontro de Egressos
Publicado em: 06/04/2011 às 15:00
O evento foi pautado por troca de experiências e propostas de melhorias para o curso
Discussões em torno da profissão marcaram o 8º Fórum Pedagógico e o 7º Encontro de Egressos do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Umuarama. O encontro reuniu mais de 180 estudantes (entre 21 e 23/03).
O Fórum Pedagógico começou com a coordenadora do curso, professora Danielle Barreto, apresentando a história do curso, que está comemorando 22 anos de atividades. Em seguida, foram discutidos tópicos como organização curricular, projetos de pesquisas, ensino e extensão, estágios, atividades complementares, ênfase do papel do líder, do tutor e do colegiado e atualizações do curso.
Também foi abordado o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e a importância da participação coletiva nos eventos e projetos da graduação. “É um encontro político e de discussão sobre a filosofia do curso e como ele se organiza dentro da Instituição”, ressaltou a coordenadora. As discussões resultaram na elaboração de propostas para o projeto político-pedagógico do próximo ano.
Andersom Gonçales está no primeiro ano e considera o Fórum importante porque possibilita esclarecer dúvidas e expor ideias. “Como estou começando agora, esse encontro é um meio de conhecer o curso e saber o que ele vai oferecer nos próximos cinco anos”.
Para a formanda Márcia Rigolin, “a participação dos alunos no evento aumenta a cada ano que passa. E essa relação aluno-professor faz com que apareça novas ideias para a evolução do projeto pedagógico”.
No Encontro de Egressos, as ex-alunas Ana Lídia Pedroti, psicóloga da Prefeitura Municipal de Terra Roxa, Lediane Cristina Pereira, psicóloga da Sabaralcool, e Taise Signorine, docente da Unipar, dividiram com os estudantes suas experiências na profissão.
“Conhecendo as possibilidades de atuação do psicólogo e as novas demandas mercadológicas, podemos tornar o projeto pedagógico atualizado e conectado com as tendências atuais da profissão”, destacou a coordenadora.