Você está aqui: Notícias > Odontologia veterinária: Professor da Unipar é entrevistado por revista científica
Odontologia veterinária: Professor da Unipar é entrevistado por revista científica
Publicado em: 05/04/2011 às 17:23
José Ricardo Pachaly falou para a reportagem ‘Um dentista para animais’, da revista Dentistry
O professor pós-doutor José Ricardo Pachaly, do curso de Medicina Veterinária e do mestrado em Ciência Animal da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, mais uma vez é convidado para dar entrevista em revista de expressão internacional. Ao longo de sua carreira, já fez isso inúmeras vezes.
O professor é reconhecido pelo trabalho inovador que realiza com animais selvagens e recentemente foi convidado a participar de reportagem realizada pela Dentistry Brasil Reportagem, revista voltada a profissionais da saúde bucal e que reflete as práticas mais avançadas em nível tecnológico, entre outros. Intitulada ‘Um Dentista para os Animais’, a reportagem versa sobre os tratamentos dentários para animais, atuação e formação dos profissionais e rotina de clínicas. Enfim, assuntos englobados neste novo ramo.
José Ricardo Pachaly participou falando sobre o tema ‘Cuidando de Animais Selvagens’, onde expõe as possibilidades de formação e treinamento e relata um pouco sobre seu trabalho. Ele conta que quando se graduou, em 1981, não havia a especialidade em atender animais selvagens e que iniciou como autodidata, embasando-se na pouca literatura disponível na época e em uma enorme curiosidade técnica e cientifica: “Em 1982, já praticava periodontia, exodontia, dentística restauradora, endodontia e cirurgia bucomaxilofacial em cães e gatos”. Ele ainda revela que foi em 1983 que passou a fazer o mesmo em animais de zoológicos e criadouros de fauna.
Calcado em vasta experiência, Pachaly expõe na matéria a restrição nas possibilidades de formação e treinamento na odontologia de animais selvagens: “Por isso tenho ministrado diversos cursos de imersão prática (wetlab) em zoológicos e criadouros da fauna, por meio do Instituto Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária (Especialvet)”.
Ele ainda pôde dar sua contribuição sobre a variação de problemas bucais de animais selvagens, já que domina o assunto (realiza mais de 500 atendimentos/ano). E lembra que este campo de trabalho é restrito. “Acredito que não somos mais de dez profissionais qualificados em todo o Brasil”.
Na Unipar, o professor já realizou e realiza vários projetos de pesquisa e extensão universitária, onde repassa seus conhecimentos aos alunos, incentivando-os a buscar especialização nesta área, considerando que o campo é promissor.