Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Amplo debate contempla turmas de Direito e Administração
Paranavaí: Amplo debate contempla turmas de Direito e Administração
Publicado em: 04/11/2009 às 11:00
Legislação ambiental, cooperativas de crédito, políticas econômicas, lei da oferta e demanda, produção e consumo foram temas abordados pelo convidado especial, doutor Jorge Bezerra Guedes
Estudantes dos cursos de Direito e de Administração da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Paranavaí, puderam participar de um segundo debate, promovido pelo professor das disciplinas de Economia e Legislação Aplicada. Informações sobre cooperativismo de crédito, políticas e sistemas econômicos foram trazidas pelo doutor Jorge Bezerra Guedes (em 3.9).
Segundo o professor Antonio Darienso Martins, o intuito do debate foi mostrar os vários ângulos da economia, envolvendo o meio ambiente, as questões do Direito, a regulação do setor financeiro, o Estado e o cooperativismo.
No evento, Guedes focou problemas econômicos básicos, como produção, consumo, investimento, poupança e crescimento. Fatores que contribuem para o desenvolvimento econômico estiveram em pauta.
Também foram destaques as economias de mercado capitalistas, os sistemas socialistas de plena intervenção e de intervenção parcial. Sobre as políticas econômicas, o doutor falou sobre microeconomia - oferta e demanda, equilíbrio de mercado, elasticidades, concorrência, o papel do governo e custos de transação.
Também foram abordadas as relações do Direito com a Economia, analisando as estruturas de mercados, ação regulatória do Estado, políticas macroeconômicas e setoriais, a Constituição Federal e o sistema financeiro nacional.
Houve, ainda, debate sobre a macroeconomia: produção, consumo, dispêndio e distribuição, investimento, emprego, renda e inflação. O setor público também foi alvo de discussões. Em relação às cooperativas, falou-se sobre as questões contratuais dos funcionários do Sicredi e as convenções coletivas firmadas na Cooperativa, além de destacar o projeto elaborado pelas cooperativas de crédito, para que as propriedades rurais atendam às exigências estabelecidas pela legislação do meio ambiente.