Você está aqui: Notícias > Cascavel: Dia Mundial da Água é comemorado com gincana
Cascavel: Dia Mundial da Água é comemorado com gincana
Publicado em: 25/03/2011 às 16:35
Entre as provas, o destaque é a arrecadação de material reciclável, garrafas pet e latas, e agasalhos
Acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Estética e Cosmética e Biomedicina da Universidade Paranaense – Unipar, Campus de Cascavel, participaram da 5ª Gincana da Água, evento promovido em comemoração ao Dia Mundial da Água (em 22/3).
O anfiteatro da Unipar esteve lotado. Em grupos, os alunos cumpriram extensa programação: criação de slogan, escolha de mascote, apresentação de telejornal com foco em questões relacionadas à água e coleta de lixo e concurso de dança.
Uma das tarefas prévias foi a coleta de material reciclável (garrafa pet e latas), que será entregue à cooperativa de catadores de Cascavel. Roupas também foram arrecadadas, somando mais de 3.300 peças, que serão doadas à Secretaria de Assistência Social para serem distribuídas entre as entidades necessitadas. Acadêmicos de outros cursos participaram das doações e torcida.
A coordenadora do curso de Ciências Biológicas (idealizador do evento), professora Sônia Aparecida de Mello, explica que o objetivo é sensibilizar para o consumo consciente da água e que os alunos possam levar aos familiares a preocupação com os excessos de poluentes, lembrando a importância da economia para que as gerações futuras usufruam desse bem natural.
O acadêmico do curso de Biomedicina, Tiago W. de Oliveira, representou o mascote Capitão Planeta e deixa o legado de sua equipe: “Só uma pessoa não pode salvar o mundo, mas várias, lutando pelo mesmo ideal. Sabemos da importância de preservar a natureza, a mata ciliar e a água e a união faz o aprendizado”.
A equipe Hippocampus foi a vencedora. A integrante, Ana Paula Tokarski, aluna do 3º ano de Biológicas ressalta que para os profissionais e estudantes da área a prioridade é a luta pela proteção ambiental e que a gincana cumpriu seu papel de despertar o conhecimento: “Esse com certeza vamos levar para toda vida e também o gesto da solidariedade”.
A diretora do Campus, professora Débora Venturin, prestigiou o evento. Ela lembra 2007, quando o evento começou a engatinhar para se tornar parte do calendário de atividades anuais do Campus: “A Gincana representa o fortalecimento da integração dos cursos e a preocupação da Universidade em formar cidadãos conscientes do seu papel com o planeta”.
Fizeram parte do corpo de jurados representantes do Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), Flávia Adada, e do Prove (Programa de Valorização da Educação), Leandro Bellio, o egresso de Ciências Biológicas, Leonardo de Oliveira, e a diretora do Colégio Sapiens, Fernanda Zimmermann.