Você está aqui: Notícias > Toledo: Educação Física retoma atividades do projeto AMA
Toledo: Educação Física retoma atividades do projeto AMA
Publicado em: 25/03/2011 às 16:00
Em torno de cento e cinquenta pessoas com algum tipo de deficiência participam dos trabalhos
Promover e facilitar a inclusão da pessoa com deficiência em esportes adaptados. Este é o principal objetivo do projeto de extensão AMA (Atividade Motora Adaptada), do curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Toledo.
Sob coordenação da professora Aline Strapasson, o projeto já retomou as atividades e beneficia em torno de 150 pessoas com deficiências físicas, mentais, auditivas, visuais, entre outras. “A contribuição das atividades ocorrem de várias na vida dos alunos que participam; como o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social. Com isso, eles se tornam pessoas mais independentes, autoconfiantes, felizes e realizadas”, ressaltou a coordenadora.
Durante o projeto, que envolve em torno de 50 estudantes do curso, participantes praticam handebol em cadeira de rodas, badminton adaptado e atividades aquáticas e físicas.
“Oportunizamos aos estudantes a articulação entre teoria e prática, ampliando, assim, a área de atuação. E o mais importante dessa experiência é a promoção de uma vivência que os livros não ensinam. Aqui eles convivem com pessoas deficientes e aprendem sobre suas características, dificuldades e superações; passando a ver a vida com outros olhos”, destaca a coordenadora.
No ano passado, alunos/atletas participaram do no 1º Campeonato Parapanamericando de Badminton, realizado em Curitiba, e do Campeonato Paranaense de Badminton Adaptado, em Foz do Iguaçu. “Em 2010 alcançamos nossos objetivos, graças ao empenho e dedicação de todos os envolvidos. Neste ano, estamos começando uma modalidade nova, o tênis de mesa paraolímpico. Também vamos participar de outros campeonatos e, com isso, divulgar ainda mais o nome da Unipar”, completou a coordenadora.
As atividades são gratuitas. Os interessados em participar do projeto, como voluntários ou como alunos, podem entrar em contato no telefone (45) - 3277-2161.