Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Enfermagem e Coren promovem curso de atualização
Paranavaí: Enfermagem e Coren promovem curso de atualização
Publicado em: 25/03/2011 às 11:00
Atuação do Enfermeiro em Terapia Intravenosa foi o tema escolhido. Evento reuniu cerca de 120 pessoas
Capacitar enfermeiros e estudantes da área. Foi com este objetivo que o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, em parceria com o Coren (Conselho Regional de Enfermagem do Paraná), promoveu o curso ‘Atuação do Enfermeiro em Terapia Intravenosa - TIV’, no auditório do Campus (em 16/3).
O curso, realizado pelo Programa de Aperfeiçoamento Profissional de Enfermagem - PAPE do Coren/PR em parceria com a BD (Becton, Dickinson and Company), empresa global de tecnologia médica focada em aprimorar a terapia medicamentosa, melhorar o diagnóstico de doenças infecciosas e promover a descoberta de medicamentos, foi ministrado pela consultora técnica, enfermeira Eliane Pombeiro Barreto de Curitiba/PR. O conselheiro do Coren, de Curitiba, Marcelo Marques, também falou aos estudantes.
“O tema é proposto pelo PAPE e achamos de grande importância, pois é o profissional enfermeiro e a equipe de enfermagem sob a sua orientação e supervisão que realiza a terapia intravenosa, promovendo aos estudantes e profissionais de enfermagem maior conhecimento sobre o assunto, contribuindo com uma prática mais segura e de maior qualidade, favorecendo o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe de enfermagem, em especial, o enfermeiro que é o responsável pelo cuidado desenvolvido pela equipe de enfermagem”, ressalta a coordenadora do curso, professora Simone Cristina Baggio.
Por a BD ser uma empresa que trabalha com produtos médicos hospitalares e em seu quadro de funcionários ter enfermeiros capacitados para ministrar treinamento sobre áreas específicas de atuação do profissional enfermeiro é que o Coren/PR, por meio do PAPE - Programa de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Enfermagem, manteve contato com a empresa solicitando o curso de TIV - Terapia Medicamentoso.
O contato com a coordenação do curso de Enfermagem foi feito pela subsessão do Coren/PR em Maringá, que solicitou o espaço físico da Universidade para a realização do curso.
“A possibilidade surgiu devido o Coren optar por cidades polos em saúde; Paranavaí é sede da 14ª Regional de Saúde do Paraná, portanto referência em saúde aos 29 municípios da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná). A parceria entre COREN/PR e Unipar foi feita, pois vislumbramos maior conhecimento dos nossos alunos uma vez que foram disponibilizadas cinquenta vagas para os estudantes da Enfermagem, divulgação da Universidade na nossa região por meio dos profissionais que estiveram participando do curso e fora da nossa região pelo fato dos organizadores do Coren e palestrantes serem da região de Curitiba e contribuir com a capacitação dos profissionais da enfermagem da nossa região”, relata a coordenadora.
Técnicos e auxiliares de Enfermagem, enfermeiros do município e região, estudantes de Enfermagem da Unipar e de outras instituições de ensino técnico e superior participaram. Ao todo, cerca de 120 pessoas prestigiaram o evento. O discurso de abertura ficou a cargo da coordenadora, que parabenizou a iniciativa do COREN/PR com o Programa de Aperfeiçoamento Profissional, além de enfatizar a importância da capacitação para qualquer área de atuação profissional: “Isso é fundamental, especialmente para a área da saúde por estar diretamente ligada ao cuidado com a vida, reforçando a necessidade da atualização profissional constante na área da Enfermagem”.
Ela também ressaltou a importância da parceria entre Unipar, Coren/PR e BD: “Foi de grande contribuição para a formação dos futuros enfermeiros. O conteúdo ministrado foi de excelente qualidade, oportunizando aos estudantes o conhecimento mais refinado de uma das áreas de atuação específica do profissional enfermeiro no mercado de trabalho, enfatizando que a capacitação profissional é o diferencial para a atuação no mercado de trabalho que tem se tornado cada vez mais exigente quanto a qualidade do profissional para atuar com competência crítica, reflexiva, organizacional, administrativa, técnica e científica”.