Você está aqui: Notícias > Toledo: Ciências Biológicas promove visita à Itaipu e ao Pólo Astronômico
Toledo: Ciências Biológicas promove visita à Itaipu e ao Pólo Astronômico
Publicado em: 18/03/2011 às 16:32
Informações acerca de atividades ambientais fizeram parte da bagagem adquirida durante a visita
Transpassar os muros da Instituição em busca de novos conhecimentos. Este foi o que guiou o curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Toledo, a realizar aula de campo na Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu/PR.
Estudantes dos quartos anos (matutino e noturno) se uniram para buscar junto com seus professores novas informações para sua bagagem educacional. Sob coordenação da professora Vaniria Bianchi, docente da disciplina de Biossegurança e Instrumentação para o Ensino da Biologia, e acompanhamento dos docentes das disciplinas de Ecologia e Educação Ambiental e Zoologia, professores Emanuel Martinez e Maria do Socorro Baumgartner, a turma conheceu as instalações da hidrelétrica.
Segundo a professora Vaniria Bianchi, o objetivo da atividade foi exercer a interdisciplinaridade, “pois mesmo conhecendo os processos de produção de energia da Itaipu Binacional, com a visita de aproximadamente três horas, recebemos muita informação a respeito das atividades ambientais realizadas pela empresa”, conta. “Por isso é muito importante que professores de outras disciplinas possam acompanhar as atividades para depois ter possibilidades mais amplas de sistematização dos conteúdos no processo de formação do acadêmico de Biologia”, emenda.
Dividida em duas partes, a atividade ainda incluiu visita a uma nova estrutura didática e turística da Itaipu Binacional: o Pólo Astronômico Casimiro Montenegro, localizado no Parque Tecnológico de Itaipu – PIT. “Lá, tivemos uma demonstração da utilização e funcionamento de um relógio do sol, para na sequência receber informações sobre as constelações, movimentos terrestres, meteoros e meteoritos no Espaço Universo”, informa Vaniria Bianchi. Ela ainda conta que como parte do roteiro, os participantes dessa atividade conheceram o telescópio que realiza visualizações diurnas do sol e noturnas dos planetas e constelações.
“Para finalizar, assistimos a uma sessão maravilhosa no Planetário, de aproximadamente quarenta minutos”, relembra a professora. “Vale ressaltar que o atendimento nestes locais sempre nos deixam muito satisfeitos, sempre com aquela vontade de retornar”, emenda.