UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Site de referência publica artigo de estudante de Psicologia

Publicado em: 18/03/2011 às 15:20

Rogério Melo havia publicado texto sobre diversidade sexual. Agora, lança ‘Do Gueto ao Show Business’

O estudante Rogério Melo

O estudante de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, Rogério Melo tem mostrado que está engajado com seu futuro e pronto para trilhar, ainda na graduação, os caminhos de sua futura carreira. Após convite da empresária da Editora Espaço Aberto Assessoria e Consultoria em Comunicação Ltda, Noemi Francesca de Macedo, Rogério começou a publicar artigos no jornal online Espaço Aberto. O primeiro foi lançado no inicio do ano e, agora, mais um é posto à disposição do público leitor.

Intitulado ‘Do Gueto ao Show Business’, o artigo leva o leitor a avaliar sua postura diante da diversidade sexual. Assim como no primeiro, onde Rogério Melo em parceria com o estudante de Ciências Sociais da Unesp e membro do Grupo de Pesquisa e Estudo sobre Sexualidade (GPESS), Fábio Morelli, abordam diversidade sexual, analisando como o assunto é abordado na mídia.

“Precisamos estar atentos aos discursos produzidos a todo o momento e não absorvê-los passivamente”, ressalta Rogério Melo, explicando que a intenção no artigo foi problematizar a suposta visibilidade social que a mídia televisiva tem dado à população LGBT.

De modo geral, avaliamos questões como: De que maneira a relação destas populações estão pautadas, tanto a partir de uma ótica mais geral como a sociedade e as suas consequentes instituições (Estado, Igreja, Família, Mídia, etc.), quanto numa perspectiva mais individual, ou seja, psicológica e subjetiva.

“A temática foi escolhida a partir de uma conversa entre o Fábio e eu, onde começamos a pensar em como a linguagem midiática influencia, não somente na subjetividade das pessoas heterossexuais, mas também demarca campos de existência subjetivos na vida das pessoas homoafetivas, transexuais, travestis’, conta Fábio.

A dupla também observou situações vivenciadas tanto em relação à mídia, quanto em situações cotidianas que acabam proporcionando curiosas situações nas quais, muitas vezes, podem ter sido influenciadas justamente pela visibilidade que ela vem trazendo à tona de maneira equivocada e distorcida. “E é justamente por isso que escrevemos, para que haja alguma contribuição com estas negligências em relação às identidades sexuais”.

Rogério Melo compõe o GEPPS (Grupo de Estudos em Políticas Públicas em Saúde, do CNPq), nas linhas de pesquisa Biossegurança, Controle Social, Desigualdade de Gênero, Educação e Saúde Coletiva; também integra o Grupo de Pesquisa Bioética, Direito e Cidadania do CNPq, nas linhas de pesquisa Bioética, Biodireito e Direito das Minorias e é membro da ONG Expressões, Direitos Humanos, Cultura e Cidadania; na Unipar, é membro do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).

Oportunidade A oportunidade para que o estudante iniciasse a publicação destes artigos surgiu no ano passado, por meio de sua participação no Enuds (Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual). Lá ele apresentou o artigo ‘Heteronormalidade das Representações Midiáticas: Símbolos Presentes na Construção da Subjetividade Homoafetiva’ e ministrou a oficina ‘Análise Acerca da Absorção dos Conceitos Subjetivos da Mídia’, utilizando-se como base o primeiro episódio do seriado ‘Queer as Folk’.

Rogério Melo chegou ao Enuds por conta própria, durante suas pesquisas e procuras. Sua apresentação e performance chamaram a atenção empresária da Editora Espaço Aberto Assessoria e Consultoria em Comunicação Ltda, Noemi Francesca de Macedo, que está escrevendo livro sobre homoafetividade. “Foi um contato por acaso. Ela viu minha apresentação e me convidou a enviar textos para o seu jornal online, um site novo”, conta o estudante, que prepara novos artigos para publicação.

O novo artigo intitulado ‘Do Gueto ao Show Business pode ser encontrado no link: http://www.jornalespacoaberto.com/coluna/coluna/index/32/Do-gueto-ao-show-business .

Redes sociais>