Você está aqui: Notícias > Cascavel: Novo perfil do professor foi tema de capacitação
Cascavel: Novo perfil do professor foi tema de capacitação
Publicado em: 28/02/2011 às 14:00
Organizado pelo Pró-Magíster, encontro discutiu estratégias para aprendizagem
Nesse início de ano letivo, a Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cascavel, promoveu encontros de capacitação para o corpo docente. O objetivo foi refletir ações desenvolvidas enquanto professor e discutir o novo perfil do profissional.
As reuniões foram promovidas pela equipe do Pró-Magíster (Programa Institucional de Valorização do Magistério Superior) e direção do Campus. O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Emerson dos Santos, conduziu a reflexão. Conforme afirmou, a atividade docente é um trabalho que exige mudanças.
Com a metáfora ‘Quem mexeu no meu queijo’ (o filme), o professor deu exemplos de cérebros simples e complexos, de conflitos de relação, felicidade (aspecto das escolhas), zona de conforto e segurança incerta. Ele argumentou que, se o homem estiver com os olhos fechados para as mudanças, os prejuízos serão consequência.
Conforme Santos, tentativas são exercícios para a superação e desenvolvimento. “A liberdade é a recompensa por vencer o medo, considerado o primeiro passo para a ação”, afirmou, incentivando a exploração de novas áreas e adaptação: “A necessidade de superação deve ser diária”.
O professor reconhece, ainda, que o apego pode induzir a sensação de conforto. “Seja vigilante na profissão para que haja seguridade e reconhecimento”, aconselhou.
A troca de conhecimento também foi favorável durante videoconferência, que reuniu professores de todos os cursos. De Umuarama, a coordenadora multicampi do Pró-Magíster, professora Cacilda Zafanelli, conduziu a reunião. Ela falou sobre o 10º Encontro de Iniciação Científica, que acontecerá em outubro, sobre capacitação continuada e mudanças aceleradas. O objetivo foi discutir com os professores no que mudar para que o aluno tenha prazer em ir para escola.
Na ocasião, a professora apresentou o novo perfil do professor, segundo estudiosos do assunto. Destacou a coordenadora que o professor deve dominar conteúdos curriculares, conhecer as didáticas das disciplinas, selecionar recursos de aprendizagem conforme objetivos das disciplinas e características de seus alunos, escolher estratégias de avaliação, instituir normas de convivência, manifestar altas expectativas em relação às possibilidades de aprendizagem, demonstrar e promover atitudes e comportamentos positivos, comunicar-se efetivamente com pais de alunos, aplicar estratégias de ensino desafiantes, estabelecer métodos para o pensamento autônomo, monitorar a compreensão dos conteúdos, buscar aprimoramento com base na visão sistêmica e autoavaliação, incentivar o trabalho em equipe e conhecer as políticas vigentes, entre outras características.
Após tirar todas as dúvidas, a coordenadora encerrou a videoconferência com trecho do livro ‘Aula nota 10’, de Doug Lemov: “Os professores conseguem mudar o mundo a partir de suas salas de aula, não porque nasceram com poderes especiais, mas porque dominam os detalhes da arte”.