Você está aqui: Notícias > Umuarama: Turma de Engenharia Agronômica vai ao Show Rural
Umuarama: Turma de Engenharia Agronômica vai ao Show Rural
Publicado em: 24/02/2011 às 11:00
Promovida pela Coopavel, o evento, que é referência mundial, tem por objetivo difundir as tendências do agronegócio
A turma do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, iniciou o ano letivo com muita animação e de olho nos eventos e atividades que proporcionam ao estudante a agregação de novos conhecimentos e troca de experiência.
O primeiro evento visitado pelo curso foi o Show Rural, realizado no Parque em Cascavel (em 11/02). Promovido pela Coopavel – Cooperativa Agroindustrial de Cascavel, a exposição é considerada referência mundial e tem como objetivo a difusão de tecnologias voltadas ao aumento da produtividade das propriedades rurais. “Também é neste evento que as principais empresas mundiais de pesquisa e de equipamentos lançam novos produtos e tecnologias antecipando com exclusividade as tendências para o agronegócio”, dizem os organizadores.
De quitutes do campo às mais modernas máquinas, os estudantes da 1ª e 2ª séries tiveram a oportunidade de conferir tudo de perto e trazer para casa uma bagagem cheia de novas informações. “Nosso objetivo foi propiciar a oportunidade aos estudantes de conhecer as últimas inovações tecnológicas e dialogar com profissionais da área”, explica a coordenadora do curso, professora doutora Glaciela Kaschuk.
Ela destaca outras vantagens que justificam a viagem: “Os estudantes puderam dialogar com os representantes das empresas expositoras e aprender sobre as mais modernas máquinas utilizadas na agricultura, as novas tendências de melhoramento de sementes, fertilizantes e agroquímicos em geral”.
Segundo a professora, todos puderam ainda conhecer os avanços da biotecnologia para uma agricultura sustentável, destacando-se os biofertilizantes para leguminosas, milho e trigo para suprimento de nitrogênio e os inoculantes para controle biológico de pragas e doenças nas culturas da soja e da mandioca. “A visita foi realmente muito produtiva”, ressalta.
Para os estudantes que já atuam na agricultura, o momento foi para discutir com fornecedores sobre seus próprios empreendimentos. “Aproveitei para planejar o sistema de irrigação dos meus projetos de reflorestamento em Ivaté”, conta o estudante Rafael Fabrício de Oliveira. “Da mesma forma que Rafael, outros estudantes que trabalham com soja, milho, abacaxi ou gado puderam conhecer os últimos avanços de seus setores”, ratifica a coordenadora.