UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Trote Solidário: Estudantes da Unipar dão exemplo de solidariedade

Publicado em: 18/02/2011 às 16:30

Fraldas geriátricas, leite em pó e caixas de leite. Estes são os itens que estão sendo doados pelos alunos na Unipar neste início de ano

Estudantes convidam colegas para doar
Campanha recebe fraldas geriátricas, caixas de leite e leite em pó

Para muitos estudantes a primeira semana de aula é motivo de medo, ansiedade e nervosismo. Os calouros chegam ao mundo universitário já com a sombra do temido trote. Mas na Universidade Paranaense – Unipar, ‘micos’ dão espaço para ações de responsabilidade social, voltadas a ajudar o próximo no tradicional ‘Trote Solidário’.

No inicio do ano letivo os veteranos e calouros se organizam para realizar as doações. A ação se tornou projeto institucional. Via PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), a Unipar incentiva os estudantes a participar de campanhas que se traduzem em filantropia. Nos sete Campi, as doações acontecem desde a primeira semana de aula.

Em Umuarama, os estudantes são conclamados a doar pacotes de fraldas geriátricas, leite em pó e caixas de leite. Numa via de mão dupla, entidades são beneficiadas e alunos, professores e funcionários compartilham da alegria e crescimento pessoal proporcionado por essa atividade.

Para os estudantes que doarem, os benefícios vão além. Eles recebem horas extracurriculares (necessárias para obtenção de grau). Para cada 400 gramas de leite em pó doado, uma hora é concedida. Duas caixas de leite também equivalem a uma hora e cada pacote de fralda geriátrica vale quatro horas.

No entanto, a maioria garante que a solidariedade fala mais alto. “A gente sabe que, com este gesto, está podendo ajudar alguém. Além das horas, que são importantes, lógico, podemos contribuir com estas doações e o Trote Solidário é uma oportunidade que a Universidade oferece para gente exercer a solidariedade”, declara a estudante do 2º ano de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Bruna Feitosa.

Seu colega do 4º ano, Fabrício Festa, concorda: “A Universidade nos ensina que não temos que nos preocupar só conosco, mas também fazer nosso trabalho social, dar nossa contribuição; assim a gente se sente satisfeito em poder ajudar e, quem quiser doar, eu aconselho”, emenda.

A coordenadora do PIAE, professora Ana Paula Cruz, está à frente dos trabalhos: “Nosso objetivo maior é estimular a solidariedade, para que a formação de nossos alunos esteja alicerçada também no humanismo. Todos sabem que essas doações ajudam muitas entidades e ajudar faz bem para todos”.

No ano passado, a campanha motivou os estudantes a doar fraldas geriátricas, leite longa vida e livros. Contando com grande adesão, foram angariados 382 pacotes, 630 litros e 1500 exemplares, respectivamente. No Campus-Sede as doações podem ser entregues na clínica do curso de Odontologia e no PAE (Pronto Atendimento Escola). Já no Campus Tiradentes (III), os estudantes podem entregar suas doações nas coordenações de curso.

Doação de Sangue No conjunto de ações do Trote Solidário, ainda destaca-se a campanha para doação de sangue, realizada em parceria com os hemonúcleos do Paraná. Os estudantes deixam o medo de agulha de lado e participam, colaborando para aumentar o estoque dos bancos de sangue e, ao mesmo tempo, conseguindo horas extracurriculares. As doações devem acontecer nas próximas semanas. Em Umuarama, será realizada em duas etapas: a primeira no hemonúcleo e a segunda no laboratório de semiologia da Unipar.

Redes sociais>