Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Egresso faz campanha para ajudar irmão
Paranavaí: Egresso faz campanha para ajudar irmão
Publicado em: 08/02/2011 às 16:50
João Buti, ex-aluno do curso de Sistemas de Informação, conclama universitários para aderir à campanha que deverá levar o irmão, vitima de acidente, a buscar tratamento com células tronco na China
Amor ao próximo, proteção à família, solidariedade e esperança. É assim que se pode descrever a campanha iniciada pela família do ex-estudante de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, João Buti. Juntos, eles conclamam amigos, parentes e comunidade para colaborar com o ato que visa levar o irmão de João Buti, Valter Buti Junior, até a China, para receber tratamento com células tronco.
Em 2006, Valter Buti Junior, foi vítima de um grave acidente automobilístico em rodovia da região, quando sofreu traumatismo tronco-encefálico grave, com lesão axonal difusa (comprometimento das fibras nervosas). Ele precisa reaprender a ficar de pé, andar, se alimentar e falar, entre outras funções.
Além de medicação controlada, ele também recorre à fisioterapia. “Outras opções de tratamento já foram pesquisadas [nos hospitais das redes Sarah e AACD]. O problema é que podem levar anos para apresentar algum resultado em quadros como o de Valter”, explica o irmão, João Buti.
Porém, durante as buscas, a família encontrou um tratamento com células-tronco, na China. Após análises de exames e de informações, o * Bethune International Peace Hospital* aceitou receber Valter Buti como paciente. “Também fizemos contato com pacientes com problemas similares que, após tratamento nesse hospital, apresentaram recuperação surpreendente em pouco tempo”, ressalta o irmão.
A campanha tem o apoio da coordenadora do curso de Sistemas de Informação, professora Claudete Werner. “Diariamente somos envolvidos em tarefas que exigem muito da nossa atenção e experiência. Muitas dessas atividades têm um alto grau de exigência. Mesmo nessa rotina diária assoberbada, não podemos esquecer de manter um olhar diferenciado para as pessoas que pedem e precisam da nossa ajuda”, justifica. Ela disse que esse é um princípio também enfocado no curso: “O curso tenta despertar nos seus estudantes o sentimento de solidariedade; em relação a esta campanha, mais uma vez vamos aclamar pela solidariedade de toda a comunidade para entender o apelo da família e ajudá-la a realizar este objetivo”, emenda. A dificuldade encontrada pela família, comenta a professora, diz respeito aos custos do tratamento. É preciso custear viagem, transporte especial, intérprete (Mandarim/Inglês), hospital, hospedagem e alimentação. A previsão é de que os gastos cheguem a R$ 107.000,00.
Quem deseja ajudar pode fazer a doação via Banco do Brasil, agência 0381-6, conta corrente 24.940-8, em nome de Valter Buti Júnior.
Com dados dos portais http://www.appsindicato.org.br/include/paginas/noticia.aspx?id=5186 e http://www.maringavirtual.com/projetos/onedayforlife/