Você está aqui: Notícias > Umuarama: Estudante de Psicologia publica artigo com colega da Unesp
Umuarama: Estudante de Psicologia publica artigo com colega da Unesp
Publicado em: 04/02/2011 às 14:00
Abordando diversidade sexual, Rogério Melo foi convidado pela professora e empresária Noemi Macedo a publicar seus textos durante o Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual
O estudante de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, Rogério Melo já mostra que está com o pensamento no futuro próximo e traça seus caminhos em busca de seus sonhos. Com esta sede de aprender sempre mais e contribuir para a sociedade com o seu aprendizado, o estudante comemora sua nova conquista: a publicação de artigo em um novo jornal em parceria com o estudante de Ciências Sociais da Unesp em Marilia/SP e membro do Grupo De Pesquisa e Estudo sobre Sexualidade (GPESS), Fábio Morelli.
Rogério Melo compõe o GEPPS (Grupo de Estudos em Políticas Públicas em Saúde, do CNPQ), nas linhas de pesquisa Biossegurança, Controle Social, Desigualdade de Gênero, Educação e Saúde Coletiva; também integra o Grupo de Pesquisa Bioética, Direito e Cidadania do CNPQ nas linhas de pesquisa Bioética, Biodireito e Direito das Minorias e é membro da ONG Expressões, Direitos Humanos, Cultura e Cidadania; na Unipar, é membro do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).
A oportunidade para que o estudante publicasse seu artigo surgiu no ano passado, por meio de sua participação no Enuds (Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual). Lá ele apresentou o artigo ‘Heteronormalidade das Representações Midiáticas: Símbolos Presentes na Construção da Subjetividade Homoafetiva’ e ministrou a oficina ‘Análise Acerca da Absorção dos Conceitos Subjetivos da Mídia’, utilizando-se como base o primeiro episódio do seriado ‘Queer as Folk’.
“Inscrevi dois trabalhos para o Encontro. A coordenadora do meu curso, professora Danielle Barreto, me auxiliou na construção da oficina e o outro trabalho foi orientado pela professora doutora Tereza Rodrigues, do curso de Direito, já que participo do projeto Inserção do Negro no Brasil pelo Pibic, com orientação dela”, explica Rogério Melo.
Rogério Melo chegou ao Enuds por conta própria, durante suas pesquisas e procuras. Sua apresentação e performance chamaram a atenção empresária da Editora Espaço Aberto Assessoria e Consultoria em Comunicação Ltda, Noemi Francesca de Macedo. que está escrevendo livro sobre homoafetividade. “Foi um contato por acaso. Ela viu minha apresentação e me convidou a enviar textos para o seu jornal online, um site novo”, conta o estudante.
Ele explica que o interesse pelo assunto surgiu logo no inicio da sua graduação. “No primeiro ano, ainda não havia como eu participar do Pibic, então participei de um concurso sobre igualdade de gêneros, com um artigo. No segundo ano veio a disciplina Sociedades e pude me aprofundar ainda mais. Além disto, as linhas de pesquisa dos grupos que participo também abordam tal temática”, explica ele que também atribui ao seu interesse por mídia e filmes com esta abordagem e à disciplina de Diversidades, ministrada pela professora Danielle Barreto, o despertar do interesse pela área.
Sobre a oportunidade, Rogério declara que foi uma grande conquista: “Em outras palavras, foi uma forma de ver que tudo que aprendo não é por acaso, não é passageiro. Já vejo frutos e posso mostrar que sei desenvolver na prática o que aprendo em sala de aula. Vejo um futuro, pretendo buscar mestrado e também atuar nesta área”. A coordenadora do curso de Psicologia, professora Danielle Barreto, concorda com o estudante e ressalta o seu comprometimento com a graduação.
“O Rogério é um aluno extremamente engajado nas ações do curso. Desde a segunda série é aluno pesquisador bolsista, revelando sua vertente para a produção de conhecimento. É muito gratificante perceber nosso trabalho nestas atividades autônomas e totalmente coerentes ao projeto pedagógico do curso. Nós do corpo docente só podemos nos orgulhar de nossos alunos e futuros colegas de profissão”, declara.
O artigo intitulado ‘O indesejável como desejo’ pode ser lido no endereço http://www.jornalespacoaberto.com/coluna/coluna/index/16/O-indesej-vel-como-desejo .