Você está aqui: Notícias > Tudo pronto para o início das aulas
Tudo pronto para o início das aulas
Publicado em: 02/02/2011 às 16:30
Veteranos e calouros se encontram ou se reencontram na segunda-feira, 7. Projetos de ensino, pesquisa e extensão e atividades filantrópicas dão o tom no volta às aulas
Com cerca de dezoito mil estudantes matriculados em mais de setenta cursos de graduação e pós-graduação, em seus sete Campi, a Universidade Paranaense – Unipar já está em contagem regressiva para o início de mais um novo ano letivo. Na segunda-feira (7), a Instituição recebe os seus universitários veteranos e as ‘caras novas’, os famosos calouros. Este ano, foram mais de sete mil e trezentos candidatos no Processo Seletivo Módulos I, II e II 2ª Etapa.
O estímulo ao pensamento científico, o senso crítico e a responsabilidade social vão dar o tom na volta das aulas, por meio dos projetos de pesquisa, ensino e extensão. Além destes, uma série de atividades de boas-vindas estão agendadas. Para este mês, ações culturais e de integração estão previstas em todos os Campi.
Coordenadores de cursos e professores, funcionários e a equipe do Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) estarão a postos para indicar aos novos alunos os locais de salas de aula. Discurso de boas-vindas será proferido pelos diretores de Campi, coordenadores de curso e pela coordenação do Piae, responsável pela organização de todas as atividades.
O tradicional tour dos calouros também é organizado em todos os Campi para apresentar laboratórios, bibliotecas e outros ambientes especiais. No cronograma ainda entram a cerimônia de recepção acadêmica e culto ecumênico para bênção do ano letivo.
Além destes, o famoso e tradicional ‘Trote Solidário’ retorna. Assim como todos os anos, os calouros e veteranos são conclamados a exercem a solidariedade. Em Umuarama os estudantes poderão doar leite longa vida ou em pó e fraldas geriátricas. Nos demais Campi a ação também acontece, com doações de outros itens. A campanha ‘Calouro não leva trote, doa sangue’, realizada por cursos de Enfermagem em parceria com hemonúcleos do Estado, completa a lista de atividades.