UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Umuarama: Ex-aluno de Química é destaque na profissão

Publicado em: 21/01/2011 às 14:00

Atuando na área desde 1981, Antônio Geraldo do Santos relembra a importância da formação superior e os fatos marcantes da vida acadêmica

Antonio Geraldo no laboratório de teste de espuma
O ex-aluno da UNIPAR é funcionário de uma das maiores empresas do Brasil
Antonio Geraldo no laboratório de teste de espuma

A Universidade Paranaense – Unipar trabalha para proporcionar aos seus alunos, uma formação que lhes garanta uma carreira promissora e boas oportunidades no mercado de trabalho. Constantemente, exemplos desse trabalho são vistos na vida profissional de ex-alunos, que revelam o quão importante foi o papel da Universidade na construção da carreira.

Um deles é o caso do Antônio Geraldo dos Santos, que se formou em 2005, no curso de Química Indústrial, Campus Umuarama. Atuante na área desde 1981, hoje comemora a carreira consolidada em uma empresa de expressão nacional.

Antonio faz um panorama desde o início da profissão e relembra sua experiência no ensino superior. “Iniciei na área como auxiliar de laboratório na Indústria de Colchões Castor, em 1981. Passei a exercer a função de espumador de setor em 1982, em 1983 passei a líder de setor. Já em 1992, assumi a gerência de produção de uma unidade da empresa em Passo Fundo/RS, acumulando também o cargo de técnico químico de espumas de poliuretana”.

Ele conta que no final do ano de 2000, passou a trabalhar na Indústria de Colchões da empresa Móveis Gazin, em Douradina/PR, atuando como gerente de produção e técnico químico espumador. Segundo ele, o interesse pela química sempre foi presente e a busca pela formação superior veio da necessidade de aperfeiçoamento na profissão e na área de química de poliuretanas.

“A Universidade me permitiu somar uma ampla gama de conceitos teóricos à minha profissão. Trouxe maior valorização frente ao mercado de trabalho, abrindo um universo maior de conhecimentos. Com isso, assumi responsabilidade técnica pela indústria, agregando, além da valorização profissional, possibilidade de crescimento salarial”.

Hoje, o ex-aluno é responsável pelo departamento de pesquisa, desenvolvimento e produção de colchões, tendo sob sua chefia cerca de 160 colaboradores. Assina junto ao CRQ9, a parte técnica da empresa e como químico industrial responde pela pesquisa, indicação de matérias primas e desenvolvimento das formulações das espumas a serem utilizadas na fabricação dos colchões e afins.

“A escolha pela UNIPAR foi devido ao conceito da Instituição, proximidade do município e também pela parceria mantida com a Gazin”, explica. “Ter a possibilidade de ingressar em uma Universidade e, ao encerrar o curso, estar ou entrar imediatamente no mercado de trabalho, em uma empresa de porte e expressão nacional é, sem dúvida, a realização do sonho ideal de qualquer profissional, principalmente, tendo a felicidade de fazer aquilo que se gosta”, ressalta.

O químico revela que os momentos que mais marcaram sua graduação foram o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e a colação de grau, e diz guardá-los com muito carinho. Ressalta também que alguns conselhos e ensinamentos recebidos em sala de aula, os leva consigo até hoje.

“Houve um ensinamento dado para toda a turma por um professor de Físicoquímica e eu sempre recordo dele. Na oportunidade, quando a sala reclamava do resultado de notas em uma avaliação de trabalho, com calma ele respondia: ‘Não estaria sendo justo com o futuro de vocês nem com as empresas que vocês forem atuar se, ao invés de avaliar o quanto efetivamente vocês absorveram de conhecimento, eu simplesmente desse a nota. Fazendo uma avaliação justa e correta, mesmo que pareça severa, estou dando a vocês a possibilidade de medirem de verdade o quanto estarão preparados para o mercado de trabalho’. Uso sempre essa ponderação nas avaliações de desempenho dos meus colaboradores”.

Redes sociais>