Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Consultoria Júnior é abordada em tese de especialização
Paranavaí: Consultoria Júnior é abordada em tese de especialização
Publicado em: 20/01/2011 às 14:50
O tema foi defendido pelo responsável técnico do Ciape, Victor Biazon, que desenvolveu o trabalho junto aos estudantes de Administração
Victor Biazon, responsável técnico do projeto de extensão Ciape (Centro Integrado de Apoio a Projetos Empresariais), da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, está comemorando uma nova conquista em sua carreira profissional: a conclusão da especialização em Gestão Estratégica de Empresas, pelo Instituto Paranaense de Ensino – Faculdade Maringá.
O curso foi realizado entre outubro de 2009 e dezembro de 2010. O artigo foi apresentado no final do ano passado. Intitulado ‘Consultoria Empresarial: Desenvolvimento de Acadêmicos com a Consultoria Júnior’, foi baseada no trabalho de ‘Consultoria Júnior’ desenvolvida, durante todo o ano, junto aos alunos de Administração. O estudante recebeu orientações da professora Isabella Parra Miranda, da Faculdade Maringá.
“No projeto de consultoria, desenvolvi atividades de recrutamento, seleção, capacitação e desenvolvimento de alunos para atuarem como consultores acadêmicos em empresas de Paranavaí e região”, afirma Biazon, ressaltando que elaborou a escrita do artigo paralelamente ao trabalho realizado no Ciape. “O subsídio de um, contribuiu para o outro”.
Em seu artigo, Biazon aborda o trabalho do consultor empresarial como algo cada vez mais comum no mundo da Administração. “Também destaco sobre o trabalho das Instituições de Ensino Superior [dentre elas a Unipar], que oferecem aos alunos a possibilidade de atuarem como consultores durante a graduação”, explica.
Durante o desenvolvimento do projeto e de seu artigo, Biazon diz que pôde perceber que para a realização de consultoria não existe um único roteiro a ser seguido, cada profissional utiliza de suas experiências para desenvolver uma rotina própria.
“No entanto, em se tratando de trabalho voltado aos alunos, utilizar uma linguagem mais cotidiana e métodos de coleta mais específicos, facilitará a busca por informações e contribuirá no aprendizado. Desta forma, desenvolver um método de contato que facilite o trabalho desses consultores/estudantes com as empresas pode ser útil na formação deles”, ratifica.
O projeto Consultoria Júnior
Calcado no objetivo de proporcionar ao estudante a chance de executar as teorias aprendidas em empresas reais e, ao mesmo tempo, promover suporte nas atividades e negócios das mesmas, o projeto Consultoria Júnior surgiu do vínculo existente entre o Ciape e a coordenadoria de Administração.
Segundo Biazon, como não há um roteiro básico para a realização da consultoria, é preciso lançar mão de experiências de outros profissionais para que um método eficaz possa ser utilizado pelos estudantes. “Este método, chamado de questionário inicial, foi desenvolvido com o auxilio dos alunos”.
Ele explica também que para desenvolver o trabalho do Ciape, foram sugeridas perguntas aos estudantes durante a capacitação e, em grupos, eles formularam mais questões para serem feitas ao empresário no ato da primeira visita, como um questionário prognóstico, um tipo de briefing.
Segundo ele, os questionários foram utilizados em todas as consultorias, para que depois pudessem discutir ações a serem tomadas no auxílio às empresas. “Esse método foi fundamental para que criássemos uma rotina, um padrão onde todos poderão se referenciar em seus trabalhos futuros”, completa.