UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Estudantes de História apresentam trabalho sobre tipos de aprendizagem

Publicado em: 19/01/2011 às 14:00

O grupo realizou trabalho oral na disciplina de Psicologia da Educação. O objetivo foi ligar teorias a temas polêmicos atuais e contribuir para a mudança de comportamento

O curso comemora uma década de ensino

A disciplina de Psicologia da Educação, ministrada na 1ª série do curso de História da Universidade Paranaense - Unipar, pela professora mestre Marivania Cristina Bocca, contempla em seu programa de conteúdos diferentes tipos de aprendizagem, que foram abordados além da teoria, para uma melhor compreensão por parte dos futuros educadores.

As discussões tiveram como norte temas atuais. “Criamos um espaço em sala de aula para que os alunos de licenciatura possam ampliar seu campo perceptual de forma crítica sob temas polêmicos que envolvem diretamente as várias formas que o ser humano pode aprender”.

Segundo a professora, foram abordadas teorias que propõem, em seu referencial teórico, que a aprendizagem ocorra pelas consequências comportamentais e enfatize as condições ambientais como elementos para a mudança de comportamento, como é o caso das teorias do condicionamento e outras que divergem dessa concepção e têm como foco de suas bases epistemológicas a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo e que têm consequências no plano da organização cognitiva do conhecimento, como as teorias cognitivistas.

“As teorias foram articuladas com temas atuais e polêmicos como o recente projeto de Lei que discute a proibição por parte dos pais em bater em seus filhos, as ditas ‘palmadas’. Além desse assunto, também fez parte do nosso foco de reflexão a recente proposta no Estado de São Paulo, em pagar R$50,00 aos alunos de 6ª e 7ª séries do ensino médio que forem a reforço de Matemática”, exemplifica.

As temáticas foram apresentadas pelos acadêmicos na forma de trabalhos orais. A estudante Danielli Lima da Silveira destaca que aprender sobre os vários tipos de aprendizagem ajuda o profissional da educação a ensinar: “A aula nos prepara para os desafios de nossa profissão e ensina a nos adaptar aos diferentes tipos de alunos, pois nem todo mundo aprende da mesma forma, um só método não tem o mesmo alcance entre todos os alunos de um grupo”.

Redes sociais>