Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Curso de Arquitetura realiza exposição na agência do Itaú
Francisco Beltrão: Curso de Arquitetura realiza exposição na agência do Itaú
Publicado em: 14/01/2011 às 14:50
O evento mostrou a criatividade dos acadêmicos ingressantes, que apresentaram maquetes e pinturas executadas durante o ano
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense - Unipar, Campus de Francisco Beltrão, encerrou o ano com amostra de trabalhos acadêmicos dos alunos do 1º ano. Eles reproduziram pinturas referenciais para o conhecimento da história da arte moderna, realizadas na disciplina de Meios de Expressão; maquetes dos primeiros exercícios projetuais, titulados Casa Cubo e Casa Lata, na disciplina de Projeto Arquitetônico I; e maquetes de ambientes comerciais, produzidas na disciplina de Modelos Tridimensionais.
A amostra foi realizada na agência do Banco Itaú. Conforme conta a coordenadora do curso, professora Regina de Held Silva, o prédio foi construído pelo Banestado e personalizado para sediar o Banco Itaú, e possui dimensões que permitem abrigar exposições artísticas e culturais. “Como essa é uma política das principais instituições financeiras no país e no mundo, solicitamos ao gerente a pareceria para nossa exposição”.
O evento foi proposto pelos alunos durante a festa de encerramento do ano letivo, realizada no Confidência Bar. A professora lembra que a motivação surgiu ao perceber o acervo de produções qualificadas do curso. “Nosso objetivo era a valorização e o reconhecimento público da produção acadêmica e creio que o atingimos. Recebi ligações de pessoas que visitaram a amostra e, em alguns casos, conheciam alunos que produziram trabalhos em exposição, demonstrando curiosidade ou, mesmo, interesse em cursar Arquitetura e Urbanismo”, justifica.
A professora emenda que a iniciativa permitiu que o público conhecesse os trabalhos de formação do profissional arquiteto. “As expectativas por exposições podem estimular o querer produtivo e a somatória de esforços entre alunos e professores na busca por qualificação na produção dos trabalhos acadêmicos”, diz.
Na mesma semana, coincidentemente começou a veicular a atual propaganda do Itaú Personnalité, em que a maquete física e virtual de uma residência é o ponto de partida para apresentarem-se os conceitos físico-espaciais de qualidade de vida e bens de consumo do mundo contemporâneo, sendo, conforme a professora, inquestionável a contribuição do profissional arquiteto e urbanista na abordagem apresentada.