Umuarama: Formandos de Administração vivenciam prática durante estágio
Publicado em: 13/01/2011 às 14:50
Após o cumprimento das 360 horas, estudantes apresentaram resultados nas bancas finais
Proporcionar ao estagiário uma visão prática orientada sobre os fenômenos empresariais e administrativos estudados teoricamente. Este é o objetivo do Estágio Supervisionado Obrigatório (Esco) do curso de Administração da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama.
Os formandos puderam vivenciar a experiência e acompanhar de perto a dinâmica de empresas e organizações reais. Os resultados foram apresentados nas bancas presididas pelos orientadores e avaliadores, no mês de novembro. “A defesa do estágio em banca é um dos requisitos para obtenção do grau”, explica a coordenadora do estágio, professora Ana Paula da Silva.
Segundo ela, tal atividade também os prepara para apresentações em reuniões e de projetos em seus trabalhos futuros. “Os estudantes relatam que a defesa possibilita o exercício do ‘falar em público’, uma grande dificuldade da maior parte deles”, ressalta a docente.
Após um ano de intenso trabalho, os futuros administradores deixaram o nervosismo de lado e defenderam suas atividades. Para Ana Paula, eles demonstraram estar prontos e aptos a exercer a profissão escolhida.
“Estão todos de parabéns, eles se esforçaram bastante no desenvolver da atividade, o que resultou em bons trabalhos e excelentes apresentações”.
O Estágio
Componente curricular em todos os cursos da Instituição, o estágio se caracteriza como requisito para obtenção do diploma, neste caso, do grau de bacharel em Administração. “O que oportuniza ao estagiário dentre outros aspectos, vivenciar o trabalho em cooperação com os professores orientadores, aprender a dinâmica das normas e administração do tempo, assumir responsabilidade pelo seu trabalho e vivenciar o estreitamento da relação ensino-aprendizagem” ressalta a professora Ana Paula da Silva.
Em Administração, a disciplina é exercida na quarta série e os estudantes desenvolvem seu estágio em empresas reais. Todos devem cumprir 360 horas para que seja validado. “São 200 horas de atividades nas empresas, 150 de pesquisa e dez de orientação com o professor”, informa Ana Paula.
A área para desenvolvimento da atividade também é escolhida pelo próprio estagiário. Administração financeira, mercadológica, recursos humanos, produção e recursos materiais são algumas delas.