UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Coordenador do curso de História é aprovado em curso de pós-doutorado

Publicado em: 11/01/2011 às 14:50

Professor Ismael Antônio Vanini estuda tese sobre Jovens na região colonial italiana, tratando aspectos estruturais, da nupcialidade e da fecundidade

Professor Ismael Antônio Vannini

O coordenador do curso de História da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Francisco Beltrão, professor Ismael Antônio Vannini, comemora o ingresso em curso de pós-doutorado da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Ele é professor da Unipar desde 2002 e coordenador desde 2006.

O professor, que nasceu na região serrana do RS, ingressou no doutorado da PUC-RS no ano de 2004, concluindo em 2008. Sua pesquisa foi desenvolvida com auxilio de bolsa de estudos financiada pela Unipar. Na tese, pesquisa sobre os crimes sexuais da região colonial italiana do Rio Grande do Sul.

“Desde o doutoramento, me direcionei para um projeto de pós-doutorado, com a proposta de estudar os Jovens na região colonial italiana, tratando os aspectos estruturais, da nupcialidade e da fecundidade. Neste estudo considerei o contexto econômico e cultural da comunidade ítalo-gaúcha imigrante e descendente no período de 1889 a 1960”, explica.

Durante o período de elaboração do projeto, como forma de qualificar e aprimorar a temática, o professor participou de dois congressos internacionais, publicando artigos referentes à pesquisa. “Passos importantes, no sentido de buscar o crivo de pesquisadores da área que estavam presentes nas bancas de apresentação”, destaca.

Vanini também foi aprovado pelo Programa de Pós-Graduação da UFPR (Universidade Federal do Paraná). “Neste programa tenho a opção de participar de um seminário que será desenvolvido nos dois anos em que o curso irá se estender, na Universidade de Veneza, Itália”, diz.

O docente ressaltou a importância da Instituição nessa conquista. “Agradeço o incentivo e apoio da Unipar, em especial a professora Fernanda Garcia, diretora do nosso instituto, ao diretor do Campus, professor Claudemir José de Souza, e aos colegas e alunos do curso de História, que sempre estão prontos para os desafios”.

Redes sociais>