UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Projetos de Sistemas de Informação beneficiam classe empresarial

Publicado em: 05/01/2011 às 15:20

Desenvolvidos no Centro Integrado de Soluções em Informática, os trabalhos proporcionam experiência aos estudantes e soluções às empresas

Os formandos: dever cumprido e mais de trinta empresas beneficiadas pelos projetos

Proporcionar experiência prática, contato com o mercado de trabalho e soluções reais às empresas que abrem suas portas para os estudantes. Estes são alguns dos objetivos dos projetos realizados no Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí.

Desenvolvidos no Cisi (Centro Integrado de Soluções em Informática), os projetos são realizados pelos estudantes sob olhares atentos dos professores orientadores. A atividade é obrigatória para obtenção do grau de bacharel.

“Em 2010, o curso disponibilizou mais de cinquenta novos bacharéis [que colam grau no próximo dia 28]. Essa nova leva de profissionais passou pela experiência dos estágios e seus trabalhos atenderam mais de trinta empresas e instituições de Paranavaí e região, além dos projetos de pesquisa”, ressalta a coordenadora do curso, professora Claudete Werner.

Segundo a docente, os trabalhos geraram produtos computacionais de suporte às atividades de gerenciamento e processamento de informações das empresas atendidas. “Outra atividade de forte interesse são as pesquisas desenvolvidas sobre novas tecnologias, ferramentas ou técnicas de grande interesse comercial ou acadêmico. A oportunidade foi ideal para que os então formandos colocassem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso”, diz.

Durante as atividades foram vários os assuntos que se tornaram foco de pesquisa. ‘Interface Cérebro-Computador’, ‘Avaliação dos Frameworks Struts, Vraptor e JSF para o desenvolvimento de Aplicações Web Baseadas na Tecnologia Java em um Ambiente Acadêmico’, ‘Sistema de Localização Indoor Utilizando RFID’, ‘*RFID * - Identificação por Rádio Freqüência’, ‘TV Digital. Uma Ferramenta de Apoio para a Educação’ e ‘Recuperação de Informação e Realidade Virtual Aplicada a Medicina’, são alguns dos escolhidos.

“Conseguimos beneficiar instituições como a Biblioteca Pública Municipal Dom Pedro I, Prefeitura Municipal de Alto Paraná, Centro de Educação Musical Teclado de Mozart, Tapeçaria Santa Izabel, entre outras”, informa a coordenadora.

Ainda de acordo com a coordenadora, os trabalhos de pesquisa que englobaram as áreas de Robótica, Engenharia de Software, Realidade Virtual e Aumentada, Redes de Computadores e Segurança, Sistemas Operacionais e Arquitetura de Computadores, também receberam visibilidade em eventos como o 9º Encontro de Iniciação Científica, Fórum de Pesquisa da Unipar, 22ª Semana de Informática e 7ª Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica de Paranavaí.

“Não é raro as situações em que a qualidade do trabalho realizado pelos estudantes viabiliza a efetivação dos mesmos nas empresas onde os trabalhos são desenvolvidos”, ressalta Claudete Werner.

Aprovações em mestrados

Além dos trabalhos de destaque, os formandos do curso e o corpo docente comemoram duas aprovações no curso de mestrado do programa de pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O formando Renato Peterman e o ex-aluno da turma de 2002, Jair de Oliveira, iniciam ainda este ano a nova etapa de suas formações profissionais.

“Os programas de mestrado em Ciência da Computação contam com um alto grau de exigência no seu processo seletivo. Além da apresentação de um projeto de pesquisa os candidatos são submetidos ao ‘Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação (POSCOMP)’. O resultado deste exame é um dos principais critérios para seleção dos candidatos”, explica a coordenadora.

E acrescenta. “Nosso curso nos últimos anos conta um número significativo de ex-alunos que são aprovados em programas de mestrado e doutorado. Estes resultados são reflexos da seriedade do trabalho desenvolvido na Unipar”.

Redes sociais>