Você está aqui: Notícias > Umuarama: Estudo com biofilme é destaque no encontro científico da Unipar
Umuarama: Estudo com biofilme é destaque no encontro científico da Unipar
Publicado em: 03/01/2011 às 11:30
O trabalho compõe projeto de pesquisa que estuda utilização de biofilme para aumento do tempo nas prateleiras de frutas, verduras e legumes
Andressa Amado Martin se prepara para começar o segundo ano do curso de Química (licenciatura) da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, e já mostra que veio com muita vontade de aprender. Ela se declara apaixonada pela escolha profissional que fez e já trilha os primeiros passos para uma carreira de sucesso.
Por meio do Pebic (Programa Externo de Bolsa de Iniciação Científica) a estudantes participa do projeto de pesquisa ‘Utilização de filmes biodegradáveis a base de amido de mandioca e gelatina para recobrimento da maçã’. Orientada pelo professor doutor Douglas Dragusnki, ela estuda a utilização de biofilmes para absorver etileno e aumentar o tempo dos alimentos nas prateleiras dos supermercados. Os testes são realizados em maçãs da espécie ‘gala’.
“O etileno é um gás produzido pela fruta e que favorece o amadurecimento rápido, o que pode levar a perda do alimento em pouco tempo. O objetivo é revesti-lo com este biofilme e, assim, aumentar o seu o tempo de duração nas prateleiras”, explica o professor Douglas Dragusnki.
Além de Andressa Martin, o estudo ainda conta com a participação dos co-autores Jennifer Teodoro, estudante de Tecnologia em Alimentos da UEM e que desenvolve estágio na Unipar, Maurício José Franco, Leandro Ferreira Bonfim Junior, Mayara de Andrade, ambos da Unipar, e do próprio professor.
O trabalho é ligado ao estudo desenvolvido pelo mestrando Mauricio Franco, o qual recebeu destaque na 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Com a colaboração de Andressa Martin, o estudante realizou os mesmos testes em morangos. “O biofilme é biodegradável e comestível, além de dispensar o uso de embalagens plásticas”, informa Dragusnki.
Os estudos e esforços da estudante renderam destaque no 9º Encontro de Iniciação Científica da Unipar e 9º Fórum de pesquisa. O estudo ficou entre os dezessete melhores trabalhos. “No momento em que recebemos o prêmio, lembrei, desde o início, de todo o processo. É um trabalho árduo, mas muito gratificante,” declarou a estudante.
Quanto à apresentação do trabalho no Encontro, ela confidencia que foi uma experiência importante. “Fiquei feliz, pois é um trabalho que favorece a sociedade e a mim como estudante, além de poder adentrar o campo da pesquisa”.
De acordo com o professor, a intenção agora é inserir mais dois produtos para que os biofilmes fiquem com ação antimicrobiana. “As substâncias são naturais e aumentarão os efeitos do biofilme.
Na SBQSUL 2010, em Curitiba
Andressa Martin viajou acompanhada dos estudantes de Química e Química Industrial, Leandro Ferreira Bonfim Júnior, Juliana Casarin, Kristiany Moreira Diniz, Gislaine Passarela Gerola, Bruna Camila Almeida Gabaron e dos mestrandos em Biotecnologia Aplicada a Agricultura, Naiza Vilas Boas e Maurício José Franco, até Curitiba/PR para participar do 18º Encontro de Química da Região Sul (SBQSUL) 2010 (entre 11 e 13/11).
Na oportunidade, o grupo apresentou os estudos que estão desenvolvendo sob orientação do professor doutor Douglas Dragunski. Andressa apresentou o trabalho intitulado ‘Conservação de frutos minimamente processados (maçã) utilizando filmes à base de amidos de mandioca’.
“É de grande importância e satisfação poder apresentar este estudo em um evento como a SBQSUL. É um encontro que reúne trabalhos, alunos, professores e pesquisadores de todo o sul do país. Esta participação acrescenta muito na minha formação acadêmica, bem como no meu futuro profissional”, ressaltou a estudante.