Cascavel: Ex-aluna é psicóloga na Penitenciária Industrial de Cascavel
Publicado em: 28/12/2010 às 14:55
Analu Zimmerman assumiu o cargo em 2008. Ela conta que foi nos estágios que percebeu seu interesse pela psicologia criminal
Oferecido há dez anos pela Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cascavel, o curso de Psicologia já formou centenas de profissionais que são destaques no cenário social, hospitalar, escolar, ambiental e em outras áreas. A egressa de 2004, Analu Zimmerman, optou por prestar concurso público e hoje compõe o quadro de colaboradores da Penitenciária Industrial de Cascavel.
Segundo a psicóloga, sua escolha se deu pelo interesse a respeito do comportamento humano. “A vontade de exercer a psicologia criminal foi despertada na graduação, quando fazia trabalho voluntário no Cense - unidade para adolescentes em conflito com a lei - que na época chamava-se SAS”.
Quando abriram as inscrições para o concurso do Iasp, Analu aproveitou a oportunidade. Foi aprovada e assumiu o cargo em março de 2008, lotada na SEJU (Secretaria de Justiça e Cidadania).
“A cada dia enfrento novos desafios. Trabalho diretamente com os presos, no objetivo de auxiliá-los para que tenham projetos de vida e sigam caminhos mais construtivos após o cumprimento da pena”, destaca.
Corpo docente gabaritado e Centro de Psicologia Aplicada para práticas são bons diferenciais do curso. “O ensino de qualidade oferecido pela Unipar foi de grande importância para minha aprovação no concurso”, afirma a psicóloga, que segue em busca da atualização de conhecimentos, contudo, ressalta que há carência de cursos e especializações no campo escolhido.