UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Toledo: Professor de Educação Física conquista título de doutor

Publicado em: 28/12/2010 às 14:14

Décio Roberto Calegari concluiu curso pela Unicamp, com defesa de tese sobre adaptação do handebol em cadeira de rodas

O professor doutor Décio Calegari (ao centro) junto à banca avaliadora de sua tese
O professor doutor Décio Calegari ao lado de sua família após a conquista

O colegiado do curso de Educação Física, amigos, familiares e direção da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Toledo, estão comemorando a nova conquista do coordenador do curso, professor Décio Roberto Calegari. Após tempos de dedicação, esforço e muito trabalho, ele recebeu o título de doutor pela Faculdade de Educação Física da Unicamp.

O docente, agora doutor, defendeu sua tese intitulada ‘Adaptação do handebol para a prática em cadeiras de rodas’ frente à banca e garantiu seu título (em 10/12). “A tese foi desenvolvida junto com a modalidade e nasceu no curso de Educação Física da Unipar, em Toledo, onde o professor José Irineu Gorla havia implantado um projeto que oportuniza a prática de atividade física para pessoas com deficiência: o AMA (Atividade Motora Adaptada), que até hoje atende mensalmente cerca de trezentas pessoas com deficiência”, explica Décio Calegari.

“As propostas de regras e treinamento foram publicadas pela editora Phorte de São Paulo e acabaram virando um projeto de pesquisa que despertou o interesse do professor Paulo Ferreira de Araújo, atualmente diretor da FEF da Unicamp, que selecionou o projeto para me orientar no doutoramento”, emenda.

Segundo o professor, o estudo foi dividido em seis capítulos: aspecto organizacional da modalidade; aspectos regulamentares, apresentando proposta de regras para a disputa de competições; aspectos técnicos e táticos que fundamentam o jogo de handebol em cadeira de rodas; classificação funcional, onde é discutida a proposta que está sendo aplicada em competições realizadas no Brasil e América do Sul; e análise de desempenho, onde são apresentadas e utilizadas ferramentas de avaliação de desempenho que levam em consideração a classificação funcional.

Da banca, participaram os professores da Faculdade de Educação Física da Unicamp, doutor Paulo Ferreira de Araújo, orientador e diretor da Unicamp, doutor José Irineu Gorla, membro da Academia Paraolímpica e chefe do departamento de Atividade Física, Adaptação e Saúde da Unicamp, e o doutor Edison Duarte, membro da Academia Paraolímpica e Classificador Internacional da Esgrima Paraolímpica.

Ainda como membros externos, participaram o professor doutor Adalberto Martins Costa, da Universidade Federal de Uberlândia, membro do Comitê Paraolímpico Brasileiro e chefe da Delegação Brasileira nas Olimpíadas de Sidney e Pequim, o professor doutor Pedro Sequeira, vice-diretor de pesquisa do Instituto Politécnico de Santarém e docente da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, ambas em Portugal, e o professor Jorge Dorffman Knijnick, da Escola de Educação da University of Western, em Sidney, Austrália.

“Agradeço o apoio da Reitoria da Unipar, que disponibilizou a infraestrutura para que o estudo fosse desenvolvido. Agradeço também o apoio do professor Leonildo Bagio, diretor do Campus, pelo incentivo e colaboração no desenvolvimento dos trabalhos e, ainda, os diretores executivos de gestão da extensão universitária, Adriano Martins e José Irineu Gorla, pelos investimentos realizados na equipe de Handebol em Cadeira de Rodas da Unipar/Toledo”, diz emocionado o docente. "Essa é uma conquista compartilhada entre todos que participaram dessa história", ressalta.

Atividades

Em 2009, durante o 1º Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas, realizado em Toledo, foi fundada a Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas – ABRHACAR, sendo o professor Décio Calegari eleito seu primeiro presidente.

Em âmbito internacional o docente já apresentou estudo no Congresso Pré-olímpico da China, em agosto de 2008, onde iniciou a divulgação internacional da modalidade. Em dezembro de 2009 ministrou curso em Santiago do Chile, que foi o primeiro país da América do Sul a formar uma equipe de Handebol em Cadeira de Rodas e, em agosto de 2010, com o apoio do Ministério do Esporte, levou a Seleção Brasileira à conquista do Campeonato Sul americano realizado em Almirante Brown, na Argentina, vencendo as seleções da Argentina, Chile e Bolívia.

“O próximo desafio é organizar o primeiro Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas, pois, além dos quatro países da América do Sul (Brasil, Bolívia, Chile e Argentina) e seis da Europa (Portugal, França, Espanha, Inglaterra, Áustria e Suécia), Austrália e Japão já tem equipes de Handebol em Cadeira de Rodas”, destaca o professor.

O estado de Santa Catarina e a cidade de Campinas/SP estão disputando a possibilidade de sediar o mundial. A definição deve acontecer até o final do mês, uma vez que a competição está prevista para acontecer de 1 a 10 de setembro de 2011.

Redes sociais>