UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Estudantes pesquisam modelos de avaliação do desempenho de cooperativas agropecuárias

Publicado em: 28/12/2010 às 10:16

Realizado por integrantes do programa de iniciação científica de Ciências Contábeis, trabalho utiliza estudos bibliométricos

O estudo é desenvolvido por estudantes de Ciências Contábeis
Professora Isabel Gozer ladeada pelos estudantes que participam da pesquisa
O grupo integra o programa de iniciação científica

Um grupo de alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, está desenvolvendo um estudo voltado aos modelos de avaliação do desempenho das cooperativas agropecuárias do Estado.

Os dez alunos envolvidos participam do PIC (Programa de Iniciação Científica) e são orientados pela professora Isabel Gozer. Segundo ela, o objetivo da pesquisa é realizar um estudo sobre o que são os modelos de avaliação de desempenho, quais são os tipos constantes na literatura e, destes, quais foram aplicados em estudos acadêmicos em cooperativas agropecuárias.

“A pesquisa é feita por meio de um estudo bibliométrico, onde verificamos em congressos da área e o banco de dissertações e tese, os trabalhos acadêmicos realizados em um período de cinco anos. Também será enviado um questionário para os gestores das cooperativas agropecuárias para saber na prática do dia a dia quais os modelos de avaliação de desempenho são utilizados”, explica Isabel Gozer.

A ideia segundo ela, surgiu da importância da avaliação de desempenho em qualquer tipo de organização. “Essa ação é vital para a gestão do negócio e aplicá-lo no cooperativismo agropecuário torna-se relevante, considerando o fato de ser um setor expressivo na economia do Estado”, informa.

Para os alunos, a oportunidade é mais do que válida. “Participar de um projeto de pesquisa traz subjacente um leque de benefícios. Tendo em vista que o conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar e quanto mais o doamos mais somos detentores dele”, afirmou a aluna Fátima Eduarda Schmitk.

Ela ressalta que a pesquisa proporciona o aumento do conhecimento e o consequente crescimento pessoal e intelectual. “Profissionalmente falando, é inestimável a importância de possuir trabalhos de pesquisa em meu currículo, haja vista o diferencial na busca de uma colocação no mercado de trabalho”.

“Vale ressaltar que em outubro foi realizado o 6º Encontro de Investigadores Latino-Americanos de Cooperativismo, onde tive três trabalhos aprovados de projetos anteriores. Um proveniente de uma aluna bolsista do Pebic Junior, da Fundação Araucária, e, outros dois, provenientes de orientandos da conclusão de Ciências Contábeis, todos focados no cooperativismo agropecuário. Esta pesquisa está sendo preparada para o evento do ano de 2011”, informa a professora. O grupo prepara o estudo para publicação nacional e internacional.

Redes sociais>