UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Curso realiza cerimônia da lâmpada

Publicado em: 14/12/2009 às 15:07

Exemplo para estudantes de todo o mundo, a precursora da Enfermagem, Florence Nightingale, foi lembrada por suas contribuições para a melhoria das condições sanitárias dos hospitais militares de campo

Em cerimônia, estudantes homenageiam Florence Nightingale
Em cerimônia, estudantes homenageiam Florence Nightingale
Em cerimônia, estudantes homenageiam Florence Nightingale
Professora Jaqueline Dias
Estudantes e professores prestigiaram a cerimônia
Estudantes e professores prestigiaram a cerimônia
Lâmpada simbolizou a precursora da Enfermagem

Neste mês, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Paranavaí, realizou a tradicional cerimônia da lâmpada, para homenagear a precursora mundial da enfermagem, Florence Nightingale.

Como conta a história, Florence viveu no século XIX e abandonou a aristocracia inglesa, optando por se dedicar inteiramente à enfermagem, provocando discórdia e rompimento com sua família.

Segundo a coordenadora do curso, professora Jaqueline Dias, que comandou a cerimônia, a enfermeira assistiu, principalmente, os pobres e indigentes: “Sua maior e mais famosa contribuição foi durante a Guerra da Criméia, em 1854, na Inglaterra. Florence e uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias, treinadas por ela, prestaram assistência aos feridos de guerra, diminuindo drasticamente o número de mortes por infecção”.

A ‘dama da lâmpada’, como era conhecida, para ajudar os feridos de guerra, com uma lamparina, saía à noite pela enfermaria improvisada.

Professores e acadêmicos da 3ª e 4ª séries participaram. “A passagem simbólica da luz tem por objetivo fazer com que os alunos compreendam a magnitude, conhecimento, compaixão, humildade, serenidade, complacência, compromisso, ética, doação e amor que esta linda profissão necessita, para que seja exercida de maneira coerente e humana”, ressalta a professora.

Redes sociais>