UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Acadêmico é contemplado com bolsa da Unipar/Fundação Araucária

Publicado em: 21/12/2010 às 16:15

O estudante do curso de História, Felipe Salvador Weissheiner, desenvolve pesquisa sobre História do Gênero pelo Pebic e garante um bom currículo para o ingresso em programa de mestrado

O acadêmico Felipe Weissheiner com o orientador, professor Fausto Irschlinger

O acadêmico do curso de História da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cascavel, Felipe Salvador Weissheiner foi contemplado com bolsa de estudos da Fundação Araucária, após elaboração do projeto ‘História do Gênero: Análise do Discurso no Brasil (1920-1940)’, orientado pelo professor Fausto Alencar Irschlinger, coordenador do curso.

O estudante explica que o projeto de pesquisa propõe o estudo e a análise do gênero feminino, segundo os ideais do movimento integralista brasileiro, tendo por base metodológica autores que discutem sobre Análise do Discurso.

O tema está vinculado ao projeto de pesquisa existente na Universidade Paranaense ‘Análise do Discurso Político-Religioso no Brasil Contemporâneo’ e pesquisado pelo PIC (Programa de Iniciação Científica), o qual o estudante integra. Após sair o edital do Pebic (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica), acadêmico e orientador chegaram à temática sobre História do Gênero.

Segundo o estudante, nas pesquisas, buscou-se operacionalizar os métodos propostos pelas variadas perspectivas da Análise do Discurso, em relação à História do Brasil e, principalmente, sobre o discurso do movimento integralista brasileiro, que teve maior expressão política nos anos 1920-1940.

“A idealização da figura feminina e a importância instituída pelos integralistas à mulher foram relevantes em nossas pesquisas, por concluímos que existiu um ‘determinismo social’, onde a mulher tinha um papel fundamental na sociedade (preso às noções de maternidade e ambiente doméstico)”, destaca, justificando que a mulher sofrera uma ‘violência simbólica’, pois o determinismo a privara da liberdade vivida pelos homens. “Também chegamos a outras conclusões, ligadas ao conservadorismo e ao moralismo inerentes ao discurso integralista”, diz.

O estudante afirma que o fomento à pesquisa por parte da Unipar/Fundação Araucária é de suma importância, não somente pelo incentivo financeiro, mas pelo vínculo criado entre acadêmico e orientador, pela possibilidade de utilização do acervo da Universidade, incentivo às publicações e disseminações dos trabalhos e toda estrutura criada nos Campi para incentivar a pesquisa acadêmica.

“Fico muito feliz e orgulhoso por ser um acadêmico bolsista. Tenho certeza que esta pesquisa facilitará meu ingresso em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado)... sugiro a todos os acadêmicos que aproveitem o incentivo à pesquisa científica, promovida pela Unipar e instituições vinculadas”.

Redes sociais>