UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Administração promove viagem técnica a Curitiba e Joinville

Publicado em: 20/12/2010 às 11:00

Roteiro priorizou visita à Siemens, à Fundições Tupy e ao Porto de Paranaguá, onde os estudantes puderam conhecer os processos de gestão das empresas

Estudantes na Fundições Tupy: conhecer processos de gestão foi o objetivo
Estudantes na Fundições Tupy: conhecer processos de gestão foi o objetivo
No auditório do Porto de Paranaguá: questões de logística ambiental e econômica foram aprendidas
No Porto de Paranaguá conheceram os processos logísticos
Visitas culturais também foram realizadas
Visitas culturais também foram realizadas
Visitas culturais também foram realizadas
Visitas culturais também foram realizadas

Ampliar a visão e formação profissional dos estudantes por meio da observação da prática empresarial e do contexto cultural. Este foi o objetivo que levou o curso de Administração da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, a promover uma viagem técnica às cidades de Curitiba e Joinville. Cerca de 35 estudantes viajaram acompanhados da coordenadora do curso, professora Nicéia Selete, e do professor Vicente Gasparini.

O destino nas cidades foram as empresas Siemens e Fundições Tupy, onde o grupo conheceu os processos de gestão destas empresas. O roteiro também incluiu o Porto de Paranaguá, onde um profissional de lá explicou sobre seus processos de logística.

“O conhecimento da prática empresarial e a comparação com a ciência estudada é fundamental para a aprendizagem do profissional de administração. A visita a grandes empresas que praticam modelos de gestão com excelência, como a Siemens, a Fundição Tupy e o Porto de Paranaguá, é importante para que o estudante perceba que aquilo que estuda em sala de aula e desenvolve em seu estágio é de fato aplicado no dia-a-dia organizacional”, ressalta a coordenadora.

De acordo com ela, existe ainda a importância relativa à ampliação dos horizontes profissionais dos futuros administradores, uma vez que a visita a empresas de outros centros, bem como empresas de setores não atuantes na região em que estudam, abre o leque de opções de trabalho.

O grupo aproveitou a viagem para visitar, também, o Museu do Olho, o Jardim Botânico e o Parque Bariguí, em Curitiba, e o litoral do Paraná. “Estas visitas também contribuem para a formação do profissional de Administração, uma vez que entre os objetivos do curso encontra-se a formação ética e cultural”, explica Nicéia Selete.

“A visita técnica é uma forma de capacitar os alunos para a observação e contextualização profissional e cultural, abrangidos pelo perfil profissiográfico do curso da Unipar”, acrescenta a coordenadora. “Esta atividade contribui ainda para integrar estudantes e professores, harmonizando cada vez mais o clima acadêmico do curso”, observa o professor Vicente Gasparini.

Redes sociais>