Umuarama: Administração promove viagem técnica a Curitiba e Joinville
Publicado em: 20/12/2010 às 11:00
Roteiro priorizou visita à Siemens, à Fundições Tupy e ao Porto de Paranaguá, onde os estudantes puderam conhecer os processos de gestão das empresas
Ampliar a visão e formação profissional dos estudantes por meio da observação da prática empresarial e do contexto cultural. Este foi o objetivo que levou o curso de Administração da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, a promover uma viagem técnica às cidades de Curitiba e Joinville. Cerca de 35 estudantes viajaram acompanhados da coordenadora do curso, professora Nicéia Selete, e do professor Vicente Gasparini.
O destino nas cidades foram as empresas Siemens e Fundições Tupy, onde o grupo conheceu os processos de gestão destas empresas. O roteiro também incluiu o Porto de Paranaguá, onde um profissional de lá explicou sobre seus processos de logística.
“O conhecimento da prática empresarial e a comparação com a ciência estudada é fundamental para a aprendizagem do profissional de administração. A visita a grandes empresas que praticam modelos de gestão com excelência, como a Siemens, a Fundição Tupy e o Porto de Paranaguá, é importante para que o estudante perceba que aquilo que estuda em sala de aula e desenvolve em seu estágio é de fato aplicado no dia-a-dia organizacional”, ressalta a coordenadora.
De acordo com ela, existe ainda a importância relativa à ampliação dos horizontes profissionais dos futuros administradores, uma vez que a visita a empresas de outros centros, bem como empresas de setores não atuantes na região em que estudam, abre o leque de opções de trabalho.
O grupo aproveitou a viagem para visitar, também, o Museu do Olho, o Jardim Botânico e o Parque Bariguí, em Curitiba, e o litoral do Paraná. “Estas visitas também contribuem para a formação do profissional de Administração, uma vez que entre os objetivos do curso encontra-se a formação ética e cultural”, explica Nicéia Selete.
“A visita técnica é uma forma de capacitar os alunos para a observação e contextualização profissional e cultural, abrangidos pelo perfil profissiográfico do curso da Unipar”, acrescenta a coordenadora. “Esta atividade contribui ainda para integrar estudantes e professores, harmonizando cada vez mais o clima acadêmico do curso”, observa o professor Vicente Gasparini.